22/03/2021 - 15:31
Os efeitos colaterais da covid-19 ainda estão sendo estudados. Uma das linhas de investigação é a relação entre doença e a perda auditiva. Diversas pessoas já relataram o sintoma após contrair a doença. Essa sensação agora está sendo confirmada por uma análise do Manchester Biomedical Research Centre (BRC).
De acordo com o Olhar Digital, o estudo mostra que o coronavírus pode piorar o acufeno (zumbido no ouvido) e a sensação de vertigem.
+ Governo de SP anuncia hospital exclusivo para covid e mobilização por oxigênio
Foram analisados 24 estudos que apresentavam relação entre a covid-19 e problemas de audição e os pesquisadores concluíram que, no geral, 7,6% dos pacientes pesquisados relataram terem sofrido de perda de audição após contraírem o coronavírus, 14,8% tiveram acufeno e 7,2% sintomas relacionados a vertigem.
É importante destacar, como ressalta a própria equipe, boa parte dos estudos considerou os relatos dos pacientes e relatórios médicos. Não foram feitos novos exames nos grupos para detectar os sintomas. Diante disso, os cientistas consideram que a qualidade geral das pesquisas é razoável.
Kevin Munro, professor da Universidade de Manchester, que participou da pesquisa, disse, segundo o Olhar Digital, que há uma necessidade urgente de um estudo clínico e diagnóstico cuidadosamente conduzido para compreender os efeitos de longo prazo da covid no sistema auditivo.