06/02/2019 - 15:47
O Deustche Post lançou um serviço para unir a milenar tradição de mandar cartas com a modernidade dos e-mails. Chamado de E-Postscan, ele permite que cartas enviadas fisicamente possam ser digitalizadas e enviadas ao e-mail do destinatário.
No serviço, as cartas não vão para os destinatários, mas sim para uma central de digitalização onde são escaneadas se transformam em um e-mail. Mesmo assim, depois disso a carta segue o seu caminho tradicional até o endereço de entrega.
O E-Postscan ainda está em fase de testes, por isso o Deustche Post está praticando preços promocionais, com o primeiro mês grátis e a mensalidade dos cinco meses seguintes de apenas de 5 euros (R$ 21). Há ainda a opção de um contrato permanente com serviço de Correio, cuja mensalidade é de 24,99 euros (R$ 104).
Há restrições sobre o tipo de documentos que poderão receber o tratamento do serviço. Para ser digitalizada, a carta deve ter no máximo 20 páginas, com o papel não sendo mais espesso que 1,2 mm e folhas facilmente destacáveis, ou seja, nada de grampos.
O serviço postal alemão avisa que, pelo fato de ser necessário abrir as cartas para digitalizá-las, existe o risco do seu conteúdo se tornar conhecido.