A Nova Futura, corretora de origem paulista tradicionalmente voltada para os negócios com mercadorias e câmbio, está apostando em um novo segmento de mercado: a corretagem de ações para as pessoas físicas. A Nova Futura deverá anunciar, nos próximos dias, a compra da carteira de clientes de alta renda da concorrente cearense Pax Corretora, criada por Deusmar Queirós, controlador da rede de farmácias Pague Menos. “Já atuávamos em parceria, e agora assumimos a carteira”, diz João da Silva Ferreira Neto, diretor da Nova Futura.

Fundada em 1983, a Nova Futura começou intermediando transações na antiga Bolsa de Mercadorias de São Paulo, que depois seria absorvida pela então BM&F em 1991. Com a fusão entre Bovespa e BM&F, em 2009, a Nova Futura passou a operar com ações, prestando serviços para investidores institucionais e tesourarias de banco. Agora, a empresa decidiu atender também investidores individuais, para quem oferece diversos canais de atendimento. “O cliente pode operar pela internet ou conversar com um operador na mesa”, diz Ferreira Neto.

O executivo afirma ter detectado um nicho de mercado com a desativação de diversas operações de home broker, caso da corretora Votorantim, por exemplo. “Acreditamos que haverá uma retomada do mercado, com mais clientes operando não apenas com ações, mas também com produtos de renda fixa e fundos de investimento”, diz ele. A Nova Futura deverá colocar no ar uma nova plataforma de home broker nos próximos dias.