20/04/2011 - 23:00
O tribunal federal de Santa Ana, na Califórnia, decidiu nesta quinta-feira que o fabricante americano de brinquedos Mattel não detém os direitos autorais da boneca Bratz, criada pela MGA Entertainment Inc., informaram fontes judiciais.
A corte concluiu que a MGA não violou qualquer direito autoral e que a Mattel não detém a ideia de criação das Bratz, não cabendo qualquer indenização à empresa.
Mattel alegava que o desenhista de brinquedos Carter Bryant concebeu a Bratz quando era funcionário da Mattel, entre 1999 e 2000.
O tribunal também determinou que a Mattel pague uma indenização à MGA de 88,4 milhões de dólares por perdas e danos, mas o juíz poderá até triplicar este valor, revelou a advogada da MGA, Jennifer Keller.
A decisão é mais um capítulo da chamada “guerra das bonecas”, envolvendo a Bratz, que se tornou a primeira grande concorrente da Barbie, ao somar mais de 1 bilhão de dólares em volume anual de negócios e destronar a boneca da Mattel, que foi líder absoluta durante décadas.
“Estou muito agradecido à Justiça americana. Este juri inteligente fez justiça”, disse Isaac Larian, diretor executivo da MGA.
“Acredito no sonho americano”, destacou Larian, que nasceu no Irã. “Cheguei aqui com 17 anos e apenas 750 dólares no bolso (…). Os Estados Unidos são a maior Nação do mundo. Estou feliz porque prevaleceu a justiça no final”.
pb/LR