(Reuters) – O mercado espera que a Netflix divulgue adição de cerca de 2 milhões de assinantes à sua base de clientes no primeiro trimestre e investidores examinarão se os recentes cortes de preços e o lançamento de um plano de acesso ao serviço apoiado em exibição de anúncios estão colaborando para o crescimento da companhia.

A empresa, que perdeu 200 mil assinantes no primeiro trimestre do ano anterior, voltou ao crescimento no segundo semestre, mas o ritmo de adições diminuiu drasticamente, forçando a companhia a pensar em maneiras de extrair receita dos 100 milhões de pessoas que usam o serviço sem pagar por isso.

Para fazer isso, a gigante do streaming reprimiu em alguns países o compartilhamento de senhas, o que poderá levar as pessoas a abandonarem o serviço, mas analistas esperam que a decisão instintiva destes usuários seja revista por eles.

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A estratégia terá um “impacto mais significativo” no trimestre de junho e a Netflix poderá ganhar mais de 10 milhões de novos assinantes ao converter usuários gratuitos em pagos, disse o analista da Rosenblatt Securities, Barton Crockett.

A Netflix poderá adicionar 3,43 milhões de assinantes no período de abril a junho, de acordo com 16 analistas consultados pela Refinitiv, em comparação com 970 mil perdas no trimestre do ano anterior.

No trimestre encerrado em 31 de março, espera-se que a empresa tenha adicionado 2,07 milhões de assinantes líquidos, contra uma queda de 200 mil no ano anterior. A própria Netflix parou de dar previsões para a métrica.

A empresa deve registrar um crescimento de receita de quase 4% no primeiro trimestre, de acordo com a Refinitiv, marcando o segundo crescimento mais lento da companhia de todos os tempos, após aumento de quase 2% no trimestre de dezembro.

A Netflix lançou em novembro um plano de streaming com exibição de publicidade por 6,99 dólares por mês em 12 países, depois de resistir por anos a inserir comerciais em sua programação. As rivais Hulu, Disney + e HBO Max já possuem opções com exibição de publicidade.

“O papel da publicidade continua a crescer em importância para (serviços de streaming) premium como parte de estratégias de crescimento lucrativo”, disse a empresa de análise de mídia social Antenna no mês passado.

“Em 2020, apenas uma em cada cinco novas adições de usuários envolveu planos com anúncios. No ano passado, a relação foi de quase um para três.”

A Netflix programou a divulgação de seus resultados para a terça-feira.

(Por Yuvraj Malik)

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