A Cosan informou nesta terça-feira, 11, que a administração estuda a separação do negócio de distribuição de gás, com a criação de outra empresa, que será controladora da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás).

Em fato relevante, enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Cosan informou que a atual dívida deve ser alocada entre a nova empresa, Distribuição de Gás Participações, e a própria Cosan, de forma a equilibrar a estrutura de capital, sem que haja garantia por parte da Cosan Limited (CZZ).

A operação ainda depende de aprovação da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), dos detentores de bônus de pela Assembleia de acionistas.

Se aprovada, a Distribuição de Gás Participações terá capital aberto e deverá ser listada no segmento Novo Mercado da BM&FBovespa. “Sua atuação será focada na distribuição de gás natural, seguindo o processo de segmentação dos negócios investidos pela Cosan Limited, dando mais foco operacional e maior flexibilidade de investimento aos acionistas das empresas listadas no Brasil”, informou a Cosan, em fato relevante.

Após a cisão da área de gás, a Cosan Limited ficará dividida em Cosan Energia (Raízen Energia, Raízen Combustíveis, Cosan Lubrificantes e Radar), Cosan Logística (Rumo) e a Distribuição de Gás Participações (Comgás).

O pedido de registro de companhia aberta da Cosan Logística foi feito no dia 29 de julho e as ações estrearam na Bolsa no dia 6 de outubro, sob o código RLOG3.

Executivos

A Cosan informou ainda mudanças na administração das empresas a partir do primeiro trimestre de 2015. O diretor-presidente (CEO), Marcos Marinho Lutz, e o diretor vice-presidente de finanças e relações com investidores (CFO), Marcelo Eduardo Martins, da Cosan Limited deixam de ocupar esses cargos na Cosan Energia e da Cosan Logística, passando a atuar apenas nos conselhos de administração, assim como da Distribuição de Gás Participações, caso esta venha a ser criada. A nova diretoria das empresas de Logística, Energia e Distribuição de Gás Participações deverão ser anunciadas em breve.