Campanha

 

A empresa de cosméticos Nivea será presença constante nas comemorações de 30 anos de morte de Elis Regina, uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos. A primeira ação para promover o projeto Nivea Viva Elis traz a sua filha, a também cantora Maria Rita. No filme, criado pela agência Giovanni+Draftfcb e produzido pela O2 Filmes, Maria Rita interpreta Fascinação, um dos grandes sucessos de Elis. A empresa patrocinará ainda uma turnê de shows gratuitos de Maria Rita, que passará por Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto também envolverá exposição multimídia itinerante, além de documentário e livro baseado na obra e vida de Elis.

 

44.jpg

 

 


Polêmica


Asas da discórdia

 

Um filme da campanha mundial da bebida energética Red Bull, já veiculado no Brasil, precisou ser retirado de circulação na África do Sul, após críticas de uma organização episcopal. Em um dos desenhos animados que promovem o slogan “Red Bull te dá asas”, Jesus Cristo é mostrado andando sobre as águas. Os discípulos perguntam se é um milagre ou se ele tomou um Red Bull.

 

45.jpg

 

 


Marketing


Hambúrguer ao molho web

 

Por meio de votação no Facebook, os internautas selecionaram os novos sabores do X-Burger da Sadia, marca da BR Foods. Os novos produtos, com os molhos churrasco e picante, serão apresentados no festival de música Lollapalooza, nos dias 7 e 8 de abril. Com ação elaborada pela Agência Click Isobar, a página no Facebook atingiu 190 mil seguidores. A linha de lanches rápidos Hot Pocket garantiu R$ 150 milhões à empresa em 2011.

 

46.jpg

 

 


Revistas


Propaganda de precisão

 

A empresa de pesquisas GFK avaliou, em 2011, mais de 87 mil anúncios em revistas americanas. O objetivo do extenso trabalho era selecionar as dez mais eficientes peças de publicidade impressas. Entre os destaques da lista final ficaram a Apple, com o seu anúncio clean do iPad 2, publicado na New York Magazine (ao lado), e o jogo de videogame Halo, veiculado na revista oficial do Xbox, console da Microsoft.

 

47.jpg

 

 

 

Bate-papo

 

Hugo Rodrigues, vice-presidente executivo e de criação da Publicis Brasil. O executivo comenta sobre a combinação de funções de operações e criação no mercado de publicidade:

 

48.jpg

 

Qual é a vantagem de ter crescido profissionalmente fazendo campanhas de varejo? 

As campanhas de varejo eram o patinho feio da publicidade. Mas o setor foi pioneiro em mensuração de resultado de campanhas, com as promoções de fim de semana. Hoje, em todos os setores se busca mensuração.

 

O chefe de criatividade vai precisar cada vez mais conhecer de negócios? 

Acumulando as duas funções, eu penso sempre em eficácia e em criatividade. Mas não creio que o criativo precise ser sempre assim. Há alguns que são naturalmente bons administradores e outros que são simplesmente gênios de criação.