10/08/2021 - 13:55
Apesar do avanço da variante delta, 31% das cidades brasileiras não registraram mortes por Covid-19 no mês de julho. Segundo levantamento feito pelo G1, 1.750 cidades não tiveram notificações de óbito, um aumento de 35% em relação ao mês de junho, quando 1.293 municípios passaram o mês sem qualquer morte.
Dessas 1.750 cidades, 1.250 (71%) possuem menos de 10 mil habitantes. A cidade mais populosa sem registro de óbitos foi Coari (AM), com mais de 85 mil habitantes. O maior percentual de municípios sem mortes em julho pertencem às regiões do Norte e Nordeste.
+ CPI da Covid inicia depoimento do coronel Helcio Bruno de Almeida
+ Esgoto mostra recorde de covid no Rio e redução em BH, Brasília e Fortaleza
O Brasil registrou nesta segunda-feira (9) novas 237 mortes em decorrência da Covid-19, o que totaliza 563.707 mortes desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus. Assim, de acordo com os dados obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, a média móvel de mortes completa dez dias abaixo de mil.
Entre os estados, 14 registraram tendência de queda na média móvel, enquanto sete tiveram estabilidade. Houve aumento de casos de Covid-19 em Roraima, Ceará, Sergipe, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso.
A média móvel é o cálculo da média diária de mortes com os dados dos últimos sete dias, que visa à correção das informações das secretarias de saúde, que podem sofrer flutuação em finais de semana e feriados.