Um estudo promovido por pesquisadores da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes) mostrou que a infecção por Covid-19 elevou o nível de açúcar no sangue de pacientes que se recuperavam da doença.

Segundo o site A Gazeta, o estudo coordenado pela pneumologista e professora do Departamento de Clínica Médica da Ufes, Jessica Polese, analisou 44 pacientes curados da Covid-19. Com a ideia inicial de avaliar a função pulmonar durante a pós-recuperação, mas outros sintomas chamaram a atenção até 180 dias após a alta do hospital.

+ Novos estudos concordam sobre a origem mais provável da pandemia de Covid-19

Exames mostraram a prevalência de hiperglicemia (níveis de açúcar muito elevados) nos pacientes analisados. E 25% deles, sem nenhum histórico anterior, estavam em estágio pré-diabetes seis meses após a alta.

“A dúvida que temos é quanto tempo durará esse aumento de glicose. O que sabemos é que a infecção descontrola as células produtoras de insulina do pâncreas. Essa inflamação gera uma resistência à insulina, que é um mecanismo do pré-diabéticos”, disse Polese ao veículo capixaba.