A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) identificou uma nova variante da Covid-19 no estado do Amazonas. A descoberta foi feita pela Rede Genômica Fiocruz , setor da fundação especializado nas pesquisas da doença.

Essa nova variante, identificada como BE.9, é uma sublinhagem da BA.5, que tem origem na Ômicron . Ela pode ser a responsável por um aumento na média móvel de casos no Amazonas .

+ Técnicos pedem vacinas para impedir que variantes sofram mutações

Os casos de Covid-19 no estado do Norte do país estavam em ascensão desde metade de outubro e subiram de uma média móvel de cerca de 230 casos por semana para cerca de 1.000.

De acordo com os cientistas da Fiocruz, essa nova variante tem algumas mutações em comum com a BQ.1 , que acredita-se ser uma das responsáveis por um aumento no número de casos pelo país. Contudo, os dados iniciais da fundação apontam para que nenhuma das sublinhagens sejam impulsionadoras de casos graves da Covid.

“A BQ.1.1 já foi identificada em São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco e Rio de Janeiro e é possível que já esteja em mais estados. A BE.9 ainda não sabemos, pois a designação de linhagem ocorreu em 12 de novembro e a partir desta data vamos conseguir monitorar melhor”, afirmou Tiago Gräf, pesquisador da Rede Genômica.

Segundo Gräf, é de suma importância que a BE.9 seja monitorada de perto pelos cientistas para saber se ela tem o potencial de gerar uma nova onde de casos não só no Amazonas, como também no resto do Brasil.