Quem participou da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já pode conferir os gabaritos preliminares no site da banca do certame. Confira aqui os gabaritos.

Para quem quiser apresentar algum tipo de recurso em relação a qualquer um dos 36 gabaritos divulgados tem até a próxima quarta-feira, 8, para acessar o site do candidato e fazer sua defesa.

Os gabaritos são das provas dos blocos para cargos de nível intermediário, nas áreas de Saúde e Regulação, e superior que abrangem área de Seguridade Social; Infraestrutura, Engenharia e Arquitetura; Justiça e Defesa; Administração Pública e Governança; Desenvolvimento Socioeconômico; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.

+ Segunda edição do CNU atrai servidores em busca de cargos melhores

A prova objetiva realizada no último domingo, 5, contou com quatro tipos de prova para cada bloco (Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3 e Tipo 4). São 4 gabaritos para cada bloco, em um total de 36 gabaritos. Os gabaritos preliminares de todos os tipos e blocos estão publicados na área aberta do site do concurso. Somente a informação do tipo de prova individual estará na página restrita do candidato. Para realizar corretamente a conferência do gabarito, as pessoas candidatas precisam identificar o tipo de prova correspondente em sua inscrição na Área do Candidato.

A disponibilização da imagem do cartão de respostas, das notas finais das provas objetivas e convocação para a prova discursiva será no dia 12 de novembro. A segunda fase acontece no dia 07 de dezembro. Ao todo, 436.582 pessoas realizaram a prova da segunda edição do CPNU. A abstenção na média nacional ficou em 42,8%.

Cronograma oficial

  • Divulgação da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025
  • Envio de títulos: 13 a 19/11/2025
  • Prova discursiva: 7/12/2025
  • Verificação de cotas: 30/11 a 8/12/2025
  • Resultado final previsto: 30/01/2026

Governo diz que fraude no CPNU foi pontual

O Ministério de Gestão e Inovações (MGI) disse que a fraude descoberta no Concurso Nacional Unificado (CNU) foi “pontual” e que sua revelação “reforça a lisura do certame, confirma o rigor e eficácia dos procedimentos adotados e garante o direito às pessoas candidatas aprovadas”.

Na quinta-feira (2), a Polícia Federal deflagrou uma operação contra fraudes em concursos públicos. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. Investigados já foram excluídos dos processos seletivos, afastados dos cargos públicos.

Segundo a Policia Federal, as fraudes envolviam o CNU de 2024, certames das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, e seletivas da Universidade Federal da Paraíba, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Em nota, o MGI afirma ter adotado as seguintes medidas para ampliar a segurança em relação ao ano passado:

  • provas identificadas página a página com códigos de barra específicos para cada candidato;
  • número do tipo de prova não será revelado nem durante a aplicação, mas somente quando os gabaritos forem divulgados;
  • ⁠haverá detectores de metal em todas as salas, além de todos os banheiros dos locais de prova;
  • detectores de ponto eletrônico serão utilizados sob orientação policial em todos os municípios;⁠
  • ⁠atuações da Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e das Polícias Militares na escolta de provas, e da Força Nacional e das PMs nos locais de armazenamento.