06/08/2025 - 9:32
Os usuários de trens na região metropolitana de São Paulo podem fazer o pagamento da passagem usando o sistema de aproximação de cartões e celulares, por meio da tecnologia NFC, direto nas catracas.
+ Naming Rights: SP ganha mais duas estações com ‘sobrenome’ e total vai a 10
Em vídeo postado no perfil do Instagram da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a empresa reforçou sobre a facilidade para os passageiros. Por enquanto, a função está disponível nas estações: Aeroporto-Guarulhos, Brás, Ipiranga, Palmeiras-Barra Funda e Tatuapé.
Procurada por IstoÉ Dinheiro, a CPTM explicou que a opção está disponível desde fevereiro de 2023. Não foi informado se há planos de ampliar para outras estações do sistema.
Ver essa foto no Instagram
Como funciona?
Basta aproximar o cartão de débito ou crédito ou smartphones com tecnologia NFC na tela da catraca para que o valor da passagem seja registrado na conta bancária ou no cartão.
Atualmente, as estações de metrô e de trem de São Paulo aceitam a opção de cartões de transportes, como Bilhete Único ou Top, ou usam bilhetes com QR Code. É possível comprá-los nos totens de atendimento. Uma versão digital é vendida pelo aplicativo Top e por WhatsApp.