Uma cratera de gelo foi encontrada em Marte pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA. A imagem divulgada pela agência espacial mostra uma camada congelada de dióxido de carbono. É possível enxergar o ponto ao sul do planeta por conta de pontos brilhantes em azul.

As temperaturas no local podem chegar a -125 graus Celsius, principalmente nas regiões polares, ainda que este congelamento possa se estender até as latitudes médias, como a ‘linha do Equador’ do planeta, em períodos mais extremos. Vale lembrar que o inverno no país chega a durar quatro meses.

+ Amazon e SpaceX ganham contratos da Nasa para comunicação a partir do espaço

O fenômeno da manutenção do congelamento acontece devido à menor incidência de luz solar em algumas regiões, principalmente encostas mais próximas de seu eixo horizontal com as faces voltadas para os polos. Por conta disso, o dióxido de carbono permanece congelado por mais tempo ao redor das muitas ravinas, esculpidas por fluxos de detritos durante os meses mais quentes que causam a superfície irregular do planeta.

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) está em órbita desde 2005, com o objetivo de estudar a história da água em Marte. A nave possui câmeras para fotografar a superfície do planeta de forma detalhada, para possibilitar o estudo de minerais, indícios de água e o clima do planeta vermelho.