Imóveis

O Banco do Brasil quer entrar com tudo no mercado imobiliário. O banco, que deu início ao crédito imobiliário em 2008, quer triplicar, para R$ 21 bilhões, a carteira de financiamento neste ano. Em 2014, a meta é chegar a R$ 40 bilhões e se aproximar do Itaú, hoje o segundo do mercado. Para isso, vai começar a usar recursos do Fundo de Garantia para financiar construtoras e oferecer o crédito ao comprador quando o imóvel ainda estiver na planta.

 64.jpg

 

 

 

Exportação


Controle local

 

Após quatro anos, o Brasil voltou em 2012 a certificar as fazendas autorizadas a fornecer gado para a União Europeia. Desde 2008, apenas técnicos do bloco europeu tinham a prerrogativa de dizer quais criadores atendiam suas exigências sanitárias, o que reduziu o número de criadores certificados de 20 mil para 2 mil. Agora, o Ministério da Agricultura assumirá a tarefa.

 

 

 


Sindicalismo


Um lugar ao sol

 

As centrais sindicais estudam antecipar as tradicionais passeatas do 1º de Maio, Dia do Trabalho, para o mês de fevereiro. CUT e Força Sindical discutem organizar manifestações em grandes cidades. A ideia é retomar a cobrança pelo fim do fator previdenciário e contra o fundo de previdência complementar do funcionalismo federal. Os dois assuntos estão na pauta do Congresso.

 

 65.jpg

 

 

 

Transportes


Agência em risco

 

O governo tenta renovar o mandato do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo, que vence em 16 de fevereiro. Mas seu nome enfrenta resistência na Comissão de Infraestrutura do Senado. Além de Figueiredo, a autarquia conta com quatro diretores. Uma das cadeiras, porém, está vaga há mais de um ano.  O mandato de outro diretor, Mário Rodrigues Júnior, que também vence em fevereiro, não será renovado. 

 

 66.jpg

 

 

 

EUA 


Bem-vindos, com visto

 

É grande, nos Estados Unidos, o lobby de empresários locais junto ao governo americano pelo fim do visto a brasileiros. Para eles, o fluxo de turistas do Brasil, grandes gastadores, poderia aumentar ainda mais se tivessem a entrada facilitada. Mas nas conversas preparatórias para a visita da presidenta Dilma ao presidente Barack Obama, marcada para março, não houve sinalização de que o visto venha a ser extinto.

 

 67.jpg

 

 

 

Cena do Planalto


Dilma e os americanos

 

O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, John Boehner, e mais seis deputados americanos visitaram o Brasil na semana passada para avaliar o aumento da cooperação com o País. Os visitantes estão especialmente interessados na experiência do Brasil como organizador da Copa e da Olimpíada. Foram recebidos na terça-feira 10 pela presidenta Dilma Rousseff.

 

 68.jpg

 

 

 

Notas

 

A quebra nas safras de milho e soja no Sul do País será bem maior do que o previsto inicialmente, em consequência da seca provocada pela La Niña. A previsão oficial, divulgada na semana passada, é de uma queda de 2,8% em relação à safra anterior. Mas os técnicos do governo já estão refazendo os cálculos e acham que a quebra pode chegar a 10% ou 15%.

 

__________________________________________________________________________________________________________

 

O movimento dos atingidos por enchentes procurou o ministro  secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, para apresentar suas reivindicações. Serão recebidos a partir da terceira semana do mês, quando o ministro voltar das férias. 

 

 

 

Contribuiram: Cristiano Zala e Guilherme Queiroz