Identificado como creme de avelã com cacau, o Avelãcrem, da marca Fugini, não tem avelã. Apesar do fruto estar no nome do produto, há na sua fórmula apenas um aromatizante com o sabor da noz.

A denúncia feita por um consumidor ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) foi encaminhada à Secretaria Nacional do Consumidor (senacon), órgão do Ministério da Justiça, e a Vigilância Sanitária do município de Monte Alto (SP).

+ Procon pede que Quatá mude embalagem de soro de leite

Segundo Mariana Gondo, advogada do programa de Alimentação do Idec., a disparidade de informações entre o rótulo e a lista de ingredientes viola os direitos do consumidor e se enquadro no que estabelece o Código de Defesa do Consumidor (CDC) como propaganda enganosa a publicidade, já que induz o consumidor ao erro em relação às características de um produto.

O caso se assemelha a outros que aconteceram ainda neste ano, como o sanduíche do McDonald’s McPicanha que não continha picanha e a bebida Del Valle Fresh, que não podia ser considerada como suco. Para o Idec, esses incidentes repetidos demonstram que “que a prática de usar ingredientes ‘fantasma’ é comum no mercado.”.