As crianças autistas têm mais dificuldade de encontrar objetos em um espaço determinado, como, por exemplo, um par de sapatos em um quarto, e este transtorno afeta de maneira importante sua capacidade para agir de modo independente, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira.

As conclusões deste estudo chocam-se com pesquisas anteriores que afirmavam que os jovens autistas eram dotados de capacidades visuais de busca excepcionais.

Os pesquisadores pediram para 40 crianças da mesma idade – a metade autistas – encontrar o mais rápido possível uma luz vermelha escondida entre 16 verdes. Para a luz vermelha acender, as crianças deveriam apertar as luzes verdes.

Os pesquisadores colocaram 80% das luzes verdes de um lado. E ali a luz vermelha tinha mais chances de ser encontrada.

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, e publicado nos anais da Academia Nacional Americana de Ciências (PNAS) com data de 21 a 25 de dezembro, indicou que não foi observado nenhum comportamento “organizado” entre os autistas.

Pelo contrário, estas crianças mostraram-se menos eficazes e mais desordenadas em sua busca que outras crianças não autistas, segundo o estudo.

js/ma/LR