O bitcoin sobe enquanto os investidores assimilam comentários de Paul Atkins, indicado pelo presidente Donald Trump para assumir a Comissão de Valores Mobiliários norte-americana (SEC, na sigla em inglês). Atkins sinalizou uma direção diferente para moedas digitais do que a vista nos últimos quatro anos. Mercado assimilava ainda o último anúncio de tarifas do presidente dos Estados Unidos. Donald Trump revelou uma tarifa de 25% sobre as importações de automóveis.

Por volta das 16h30 (horário de Brasília), o bitcoin avançava 1,01%, sendo cotado a US$ 87.294,00, enquanto o Ethereum subia 0,54%, a US$ 2.010,70, segundo dados da Binance. Hardman apontou que, devido ao alto nível de incerteza, os participantes do mercado podem estar aguardando mais evidências sobre o impacto das tarifas na atividade econômica e na inflação.

Atkins disse que sua “prioridade máxima” nessa função seria estabelecer uma nova estrutura para a regulamentação de criptomoedas. “Vi como a regulamentação ambígua e inexistente de ativos digitais cria incerteza no mercado e inibe a inovação”, disse Atkins na quinta-feira em sua declaração de abertura em sua audiência de confirmação perante um comitê do Senado.

Em relação às tarifas, os economistas Vincent Starmer e Bernd Weidensteiner, do Commerzbank Research, afirmaram que a economia global está à beira de uma guerra comercial prejudicial. Essas tarifas afetarão vários exportadores importantes, incluindo a União Europeia e sua maior economia, a Alemanha. A retórica do presidente Trump e de seus altos funcionários aponta para mais tarifas, especialmente se Bruxelas e outras capitais reagirem com tarifas retaliatórias sobre bens dos EUA.

“Em última instância, as defesas protecionistas se tornarão ainda mais altas, e o risco de uma guerra tarifária aumentará. Se conseguirmos evitar a espiral de escalada descrita, poderemos evitar um golpe severo para a economia mundial”, escreveram Starmer e Weidensteiner.

*Com informações da Dow Jones Newswires