26/09/2025 - 16:21
O bitcoin registrou alta nesta sexta-feira, em dia volátil, conforme investidores digeriram os dados de inflação em linha com o esperado nos EUA e falas em tom dovish de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
Por volta das 16 horas (em Brasília), o bitcoin subia 0,39%, a US$ 109.996,69 , enquanto o ethereum avançava 3,48%, a US$ 4.046,86, segundo dados da plataforma Coinbase. Na semana, o bitcoin cedeu 4,77% e o ethereum teve baixa de 9,18%.
O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) – a medida de inflação preferida do Fed – subiu 0,3% em agosto ante julho e 2,7% na comparação anual, em linha com as projeções da FacSet. Para a Capital Economics os dados do PCE de agosto reforçam o cenário de resiliência da economia americana e a consultoria acredita que o Fed cortará juros em apenas uma das duas reuniões restantes deste ano.
Entre dirigentes do BC americano, o presidente da distrital de Richmond, Tom Barkin, sinalizou que novos cortes podem ser apropriados para ajudar a manter o emprego saudável. De forma semelhante, a vice-presidente de Supervisão do Fed, Michelle Bowman, demonstrou preocupação de que o banco central terá que ajustar sua política monetária em um ritmo mais rápido e em um grau maior no futuro, já que dados mostram “atraso ao abordar o arrefecimento do mercado de trabalho”.
Dados mais fracos de emprego podem favorecer a recuperação do bitcoin, embora uma inflação elevada possa voltar a pressioná-lo, avalia James Madden, da plataforma de cripto Deus X Pay.
*Com informações da Dow Jones Newswires