O bitcoin operava em alta no período da tarde desta quarta-feira, 19, impulsionado pelo otimismo dos investidores após a confirmação de um nome pró-cripto para a Secretaria de Comércio dos Estados Unidos e pela notícia da aquisição de um parque eólico pela MARA Holdings, visando aumento de lucros. O mercado permanece atento, também, à ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), que deve ser divulgada em breve.

Pouco antes das 16 horas (de Brasília), o bitcoin era negociado em alta de 2,38%, a US$ 95.850,01, segundo a Binance. Já o ethereum ganhava 3,03%, a US$ 2.706,70.

Na noite de ontem, o Senado dos Estados Unidos confirmou Howard Lutnick como secretário de Comércio. O nome escolhido por Donald Trump para o cargo animou investidores de criptomoedas, já que Lutnick tem uma postura pró-bitcoin e defende a ampliação do uso do ativo digital nos setores público e privado, segundo traders.

Nas redes sociais, traders também circularam a informação de que a MARA Holdings, empresa de mineração de criptomoedas, adquiriu um parque eólico no Texas para abastecer suas operações com energia renovável. Investidores destacaram que a iniciativa deve aumentar os lucros da companhia e reduzir os custos operacionais, impulsionando os ganhos do bitcoin ao longo do dia.

Ontem, especialistas pediram que a Securities and Exchange Commission (SEC, equivalente à CVM nos EUA) intervenha para prevenir golpes, como o da criptomoeda $LIBRA, endossada pelo presidente da Argentina, Javier Milei. “Esses projetos fraudulentos de memecoins de celebridades não surgiram do nada”, afirmou Nic Puckrin, do Coin Bureau. “Eles nasceram do vácuo criado pela falta de regulamentação da SEC.”

O tema seguiu no radar dos investidores hoje. Apesar da criação de uma força-tarefa de ativos digitais pela SEC, Trump ainda não cumpriu a promessa de campanha de estabelecer uma reserva estratégica de bitcoin.