25/09/2025 - 16:54
As principais criptomoedas registraram queda intensa nesta quinta-feira, 25, após dados econômicos fortes reduzirem as expectativas por cortes de juros nos Estados Unidos.
Por volta das 16 horas (em Brasília), o bitcoin caía 3,62%, a US$ 109.600,63, enquanto o ethereum derretia 4,83%, a US$ 3.979,92, segundo dados da plataforma Coinbase.
Após novos dados de inflação, PIB e emprego nos EUA, as chances de novos cortes na taxa de juros caíram, como indica a plataforma de monitoramento do CME Group. O cenário impôs cautela em Wall Street, que também ecoou entre ativos digitais.
“Com os mercado focados recentemente nas implicações de um ambiente com juros mais baixos, qualquer dúvida sobre as futuras flexibilizações do Fed pode gerar volatilidade”, explica a UBS WM.
O quadro é reforçado pelas falas dos dirigentes do Federal Reserve, que assumem tons distintos. O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, e de Kansas City, Jeffrey Schmid, reiteraram ter o mesmo ponto de vista mais cauteloso que o presidente do Fed, Jerome Powell. Já o diretor Stephen Miran, recém-indicado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, continua a pedir por novos cortes, apoiado pela vice-presidente de Supervisão do Fed, Michelle Bowman.