(Reuters) – O volume de opções de bitcoin negociadas na Deribit, uma das principais bolsas de derivativos com foco em criptoativos, saltou 82% em janeiro em relação a dezembro, de acordo com a consultoria OrBit Markets. As opções de ether aumentaram 38%.

Mais investidores estão se posicionando em opções de compra, que representaram 71,1% do total de contratos futuros de bitcoin em aberto e 77,5% para o ether, de acordo com dados da Deribit, o que revela uma aposta majoritária na alta de preços.

“Na verdade, já houve algumas pessoas negociando opções de vendas de 50 mil dólares, por exemplo, esse tem sido o apetite geral que vimos – apenas aumento do apetite por vantagens”, disse Chinedu Ume-Ezeoke, analista de pesquisa quantitativa da empresa de dados Laevitas.

+ Setor de criptoativos vai passar por “limpeza” a partir deste ano, vê BTG Pactual

+ Novas CBDCs e criptomercados emergirão da turbulência no setor, diz autoridade do BIS

No entanto, o aumento nos volumes também indica que os investidores estão indecisos sobre a direção dos mercados de criptomoedas, preferindo opções de baixo risco e baixo retorno a realmente comprar bitcoin ou ether.

O aumento nos mercados de opções, após meses de baixa volatilidade, coincide com um salto de 40% no preço do bitcoin em janeiro – seu melhor mês desde outubro de 2021 – e um salto de 32% para o ether.

“Isso é impulsionado pela demanda renovada dos investidores por opções de compra, pois eles esperam que o impulso spot continue em alta”, disse Pulkit Goyal, vice-presidente de negociação da OrBit Markets.

A tendência nos futuros pode não ser necessariamente otimista para bitcoin ou ether, já que os investidores também usam esses derivativos como hedge contra quedas em seus outros investimentos.

“As pessoas estão interessadas no potencial de alta do bitcoin e do ether, mas também preocupadas com uma possível retração após o aumento maciço dos preços”, disse CK Zheng, fundador do fundo de hedge focado em derivativos de criptomoedas ZX Squared.

“Provavelmente ainda não estamos fora de perigo”, disse Ume-Ezeoke, da Laevitas. “No curto prazo, muitas pessoas estão antecipando algum tipo de correção.”

(Por Medha Singh e Lisa Pauline Mattackal e Vidya Ranganathan)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ160ST-BASEIMAGE