O bitcoin operou em alta nesta quinta-feira, 7, com a expectativa para a assinatura do presidente americano, Donald Trump, de uma ordem executiva que deve facilitar o caminho para ativos privados sob os regimes 401(k) de aposentadoria. O documento deve permitir investimentos em criptomoedas, além de private equity, imóveis e outros ativos alternativos em contas de aposentadoria.

Por volta das 15h (de Brasília), o bitcoin operava em alta de 0,84%, a US$ 116.419,16, enquanto o ethereum avançava 4,14%, a US$ 3.830,34, segundo cotações da Binance.

Segundo o CEO da empresa de ativos digitais Galaxy Digital, Michael Novogratz, há cada vez mais oportunidades para a adoção de criptomoedas. “Quando isso se torna comum, você simplesmente atrai mais pessoas para esse ecossistema”, disse em um programa televisivo.

Para o Swissquote Bank, as perspectivas para o bitcoin são positivas e a criptomoeda provavelmente continuará a ter um bom desempenho ao lado das ações de tecnologia, independentemente da inflação. O banco suíço alega que o bitcoin tem sido buscado como um ativo de segurança, assim como o ouro. Em Nova York, ações ligadas ao criptoativo, como a Robinhood e a Coinbase subiam mais de 2%.

Apesar do cenário positivo, durante a manhã o bitcoin chegou a amargar queda por conta da entrada em vigor das tarifas recíprocas impostas pelos EUA para diversos países. A critpomoeda costuma operar em queda diante ambiente de incerteza por conta da política comercial americana.

*Com informações da Dow Jones Newswires