O superintendente do Wealth Management do BankBoston, Júlio Ziegelmann, tem uma visão privilegiada do mercado. Uma das suas tarefas é analisar fundos de investimento não só do BankBoston mas da concorrência para orientar clientes milionários. Ziegelmann vê boas oportunidades de aplicação nesse momento. ?O mercado exagerou na crise. Muitos ativos ficaram baratos?, diz em entrevista à DINHEIRO:

DINHEIRO ? O número de fundos dobrou em cinco anos. Qual é a qualidade dos fundos?
JÚLIO ZIEGELMANN
? ?Em geral, os gestores de fundos são pessoas capazes. Mas nem todos têm os controles de risco adequados. No passado, não fazia diferença porque todos se davam bem. Agora, isso não é mais verdade.?

Como um investidor pode saber se um fundo é seguro?
?É preciso ver há quanto tempo o fundo existe, a consistência dos resultados, visitar o gestor, conhecer a equipe. É complicado fazer essa avaliação por conta própria. Sempre é bom um aconselhamento profissional.?

Em abril, até fundos conservadores perderam para a inflação. O que o investidor deve fazer?
?Depende do perfil do cliente. É preciso ter uma visão de longo prazo. Não é porque um fundo perdeu num mês que o cliente deve tirar o dinheiro. Para quem busca oportunidades de momento, o mercado exagerou na queda dos ativos e pode-se ganhar com a recuperação de preços.?

Como assim?
?Houve confusão política no Brasil e o medo da alta de juros nos EUA. Mas a economia brasileira está sólida, as contas externas estão muito bem. Se a alta do dólar complica o controle da inflação, torna as contas externas ainda mais fortes. Por isso, não há motivo para esses exageros.?

Como se pode ganhar agora?
?Uma boa opção são os fundos de renda fixa pré-fixados, que perderam muito nos últimos dias. Pode ser uma boa alternativa trocar uma aplicação em fundo DI por uma pre-fixada, seja num CDB ou num fundo.?

E quem se assustou com os resultados ruins de fundos de renda fixa e DI?
?Se a aplicação foi feita dentro do perfil do cliente, não há com o que se preocupar. O mercado vai se recuperar. Nos fundos multimercados, a questão é escolher bem um gestor e apostar nele.?

Os fundos de ações também vão se recuperar?
?Não estamos recomendando a Bolsa. Embora os preços tenham caído muito e haja boas oportunidades, o cenário não é claro. A Bolsa pode cair mais antes de voltar a subir.?

Um dos fundos mais procurados são os atrelados aos índices de inflação. Como o sr. vê essas aplicações?
?Com a subida do dólar, pode ser uma boa oportunidade. Se o dólar se mantiver nesse patamar, deve influenciar o IGP-M e, portanto, a rentabilidade dos fundos. O risco da aplicação é o dólar e o IGP-M caírem. Os fundos teriam rendimento baixo. A longo prazo, recomendamos fundos atrelados ao IPCA, o índice de preços ao consumidor. É uma forma de se proteger da alta dos preços.?