A crise econômica está dando sobrevida aos “burrofones”, celulares que só aceitam chamadas de voz e contam com recursos limitados para acessar a internet.

De acordo com as estimativas da consultoria paulistana IT Data, em 2016, serão vendidos 2,7 milhões de “feature phones , como eles são conhecidos pelo jargão do setor.

Trate-se de uma queda de 15% em relação às vendas do ano passado no Brasil. “Mas acreditava-se que esse mercado caminharia rapidamente para a extinção”, diz Ivair Rodrigues, diretor de pesquisa da IT Data.

No primeiro trimestre de 2016, foram vendidos 626 mil “burrofones”. A estimativa é que esse número aumente nos meses de abril, maio e junho, atingindo 800 mil nos três meses.

As vendas de smartphones devem chegar a 40,8 milhões de aparelhos em 2016, uma queda de 19%, nas contas da IT Data. “O brasileiro está deixando de comprar modelos caros e preferindo modelos mais simples e baratos”, afirma Rodrigues.

A Positivo é a líder do mercado de “features phones” com uma fatia de mais de 30% de participação de mercado. Em segundo está a Multilaser, seguida pela DL. As três são empresas brasileiras.

Em smartphone, a coreana Samsung é a líder, com mais de 50% do mercado. A Motorola, que pertence à chinesa Lenovo, é a segunda colocada.