13/01/2022 - 18:48
O ex-jogador e sócio majoritário do Cruzeiro Esporte Clube, Ronaldo Nazário, não vive dias fáceis em sua nova posição como responsável pelo clube mineiro. A Raposa possui uma dívida bilionária e passa por um de seus piores momentos, em 101 anos de história. Para piorar, a temporada de ações contra o clube foi aberta pelo ex-nutricionista do clube, Guilherme Gomes, que pede o total de R$ 1,2 milhão, entre pagamentos de horas extras, férias, 13º salário, FGTS e pagamentos triplos de domingos trabalhados. As informações são do portal “Uol”.
+ Saída de Fábio do Cruzeiro levanta polêmica sobre a SAF
O ex-funcionário do Cruzeiro trabalhou no clube por 5 anos, deixando a Raposa em janeiro de 2020. Dentro do valor total pedido pela defesa do nutricionista, está incluso também o pagamento de premiações que não teriam sido pagas em 2017 e 2018.
Na terça-feira (11), Ronaldo disse em entrevista coletiva que o Cruzeiro é “um paciente na UTI”.
“O Cruzeiro tem que gastar somente aquilo que arrecada. O cenário hoje é bem complicado, com receitas de até os próximos dois anos já antecipadas e já gastas, então encontramos um cenário trágico no clube, mas temos que cuidar. O Cruzeiro é um paciente em estado grave, na UTI”, disse Ronaldo.
A aquisição do Cruzeiro por Ronaldo
Ronaldo Fenômeno anunciou a aquisição do Cruzeiro no dia 18 de dezembro de 2021, pelo montante total de R$ 400 milhões. A Raposa é o primeiro clube-empresa no Brasil a usar o modelo Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que foi aprovado pelo Congresso Federal no ano passado.
O ex-atacante também é dono do clube espanhol Real Valladolid, desde 2018. Lá, Ronaldo possui 51% das ações do clube. A intenção de Ronaldo com a compra do Cruzeiro, além de quitar as dívidas e reerguer o clube, também é mudar a forma de gestão dos clubes no Brasil, deixando tudo mais organizado e transparente financeiramente.
Relação entre Ronaldo e a Raposa
A história do craque com a Raposa é longa. Como jogador, pelo Cruzeiro, Ronaldo fez 56 gols em 58 jogos, entre os anos de 1993 e 1994. O clube foi o trampolim para sua carreira profissional no futebol. Após isso, o ex-atleta foi transferido para o PSV, da Holanda, onde deslanchou de vez, mundialmente. Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo nos anos de 1997, 1998 e 2002, conquistou grandes títulos na carreira, com destaque para duas copas do mundo (1994 e 2002), teve passagens brilhantes por gigantes clubes europeus, incluindo Barcelona, Real Madrid, Inter de Milão e Milan, e encerrou sua carreira profissional de atleta no Corinthians, em 2011.