Por Celso Masson

A customização de automóveis clássicos nunca foi tão vibrante. No Brasil, a tendência de atualizar veículos vintage ganhou fôlego renovado com a Toys for Boys, fundada por Fábio Amaja em 2013 como importadora de aeronaves, barcos e carros esportivos.

Com o tempo, o foco no universo automotivo dominou as operações, fazendo da empresa uma referência no mercado brasileiro de supercarros. Agora, o portfólio que reúne as marcas mais cobiçadas acaba de ganhar um reforço: a californiana Singer Vehicle Design, especializada na restauração e personalização de um clássico entre os clássicos: o Porsche 911. A Toys for Boys trará o primeiro Singer para o Brasil.

Voltado para puristas e colecionadores, não é um investimento pequeno. O preço da customização de um Porsche 911 na Singer varia de US$ 835 mil até USS 1,1 milhão. Isso sem contar o carro base, chamado pelos especialistas de donor vehicle (literalmente, veículo doador).

O alto custo se justifica pela complexidade do trabalho artesanal feito pela empresa. E não basta apenas ter dinheiro. É preciso ser paciente. Segundo Amaja, para adquirir um modelo Singer é preciso aguardar dois anos de fila de espera e de um a dois anos para que todo o processo de restauração seja concluído. O resultado, porém, é uma obra-prima do retrofit automotivo.

Fábio Amaja, dono da Toys for Boys

Os carros restaurados pela Singer são altamente personalizados, com os clientes escolhendo desde a cor da pintura e tipos de tecido do interior até opções de motor e transmissão, tornando cada veículo único. Sem contar as modificações que aprimoram o desempenho e a dirigibilidade.

Não por acaso, o criador da Singer, Rob Dickinson, ficou mundialmente famoso pela atenção meticulosa aos detalhes e uso de materiais de alta qualidade. “Cada carro é desmontado e reconstruído do zero, com cada componente sendo restaurado ou atualizado”, afirmou Amaja, que manterá uma pop-up store da Toys for Boys no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, funcionando diariamente até 31 de dezembro.