Ela já foi vista como uma montadora que produz carros para quem gosta de aventura e de enfrentar obstáculos na lama. No Brasil, ficou famosa como a marca de Silvinho Pereira, o ex-secretário-geral do PT que ganhou um carro de presente da GDK, empresa que prestava serviços para a Petrobras. Agora, ela está sendo vista como uma grife de luxo e, de acordo com dados de emplacamento, está vendendo mais do que apenas um ano, a inglesa Land Rover cresceu 42,7%. Passou de uma venda de 2.001 carros, de janeiro a outubro de 2006, para 2.436 durante o mesmo período deste ano. Quem acha que o efeito dólar baixo foi decisivo, se engana. ?Os carros são fabricados na Inglaterra e vendidos em libra esterlina, o dólar não influencia?, diz Luiz Tambor, diretor de marketing e vendas da Land Rover no Brasil. ?Ganhamos mercado porque mudamos o foco de nossa comunicação e passamos a ressaltar que, além de off road, temos produtos de luxo.?

Para atingir esse nicho de mercado, a montadora organizou, pelo segundo ano consecutivo, o Land Rover Experience, evento que reuniu 700 convidados para dirigir todos os modelos da marca no circuito de Interlagos. ?Quarenta por cento dos convidados eram potenciais clientes e, destes, 30% compraram um carro nosso?, diz Tambor. A aposta de proporcionar experiências para consumidores que nada têm a ver com o universo de quem pratica trilha tem sido certeira. O Freelander, modelo de entrada que custa R$ 132 mil, já responde por metade das vendas da marca e 85% dos compradores são novos clientes. Outra tacada da marca para ressaltar a exclusividade e fidelizar os consumidores foi fechar uma parceria com a operadora de telefonia Claro para oferecer o Claro A, serviço premium voltado a um público seleto, para clientes escolhidos a dedo. ?O mercado de luxo está crescendo e a estratégia da Land Rover foi muito bem traçada, a marca consegue atingir tanto o público de off road como o que busca conforto e exclusividade?, diz Paôla Mansur, diretora do Luxury Marketing Council, entidade que reúne as principais marcas do segmento premium do País.

Aliada às jogadas de marketing, a empresa renovou suas linhas, trouxe o Range Rover Vogue, um automóvel que não sai por menos de R$ 380 mil, e promete deixar os fãs enlouquecidos com uma série limitada SVX Defender, em comemoração aos 60 anos do modelo. Serão vendidos apenas 14 exemplares no Brasil e cada um custará R$ 140 mil. Apesar do bom desempenho da marca, entretanto, especialistas apontam um problema para o desenvolvimento da montadora no País. A Land Rover pertence ao Premier Automotive Group, grupo de marcas premium que pertence à americana Ford, ao lado de Volvo e Jaguar. Acontece, contudo, que em algumas concessionárias a marca Land Rover é vendida ao lado da Volvo. ?Cada uma tem seu espaço?, defende Tambor. Mas, mesmo acostumada a ultrapassá-las, isso pode ser um obstáculo para a marca.