14/03/2014 - 21:00
A venda das coisas
A americana Salesforce fez fama e fortuna vendendo soluções de atendimento ao cliente na nuvem. Agora ela quer ganhar uma fatia – e mais fortuna – com a internet das coisas. Para a companhia, há um cliente que precisa ser conquistado por trás de cada geladeira com acesso à internet ou relógio inteligente. Sua estratégia é desenvolver soluções para fazer a comunicação entre empresas e esses dispositivos. Na semana passada, executivos da equipe da América Latina, chefiada por Enrique Perezyera, visitaram os principais clientes do continente para falar sobre os novos rumos. A parada mais longa foi no Brasil, onde ficaram por cerca de uma semana e falaram com empresas como Embraer, Petrobras e Mafre Seguros.
Conversas inseguras
A espetacular compra do WhatsApp por US$ 19 bilhões pelo Facebook atraiu os hackers. Na semana passada, o especialista em segurança americano Bas Bosschert afirmou, em texto em seu blog, que descobriu uma maneira de roubar todas as informações de conversas do aplicativo de mensagens. O truque é baseado em uma falha do WhatsApp, que usa uma criptografia padrão para esconder as conversas. Bosschert quebrou esse código e, com acesso ao histórico de qualquer pessoa, poderia ler todas as mensagens enviadas e recebidas.
Metade do Brasil não tem telefone fixo
O número de casas sem um telefone fixo está aumentando, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) na última semana. Já são 45,6% dos brasileiros que não contam com um aparelho fixo em suas residências. Desse total, 78% dos pesquisados afirmaram que todas as suas necessidades são supridas pelo celular. A Oi lidera esse mercado, com uma fatia de 47,8%. Em seguida estão Telefônica e NET, com 21% e 11,2%, respectivamente.
Mozilla em todas as Pontas
A rotina está cada vez mais corrida no escritório da Fundação Mozilla, no Vale do Silício. A empresa, que por anos apostava apenas em seu navegador, o Firefox, está aumentando o número de frentes de atuação de forma acelerada no último ano. A Mozilla mostrou na última semana como funcionará sua plataforma de jogos dentro de seu navegador. Um filmete da empresa divulgou cenas com alta qualidade de gráficos.
Google na mira das mães
O Google terá de enfrentar na Justiça um julgamento por venda ilegal de conteúdo para crianças em jogos. Llana Imber-Gluck, uma mãe californiana, entrou na Justiça após seu filho gastar US$ 70 no game Marvel Run Jump Smash sem que ela desse permissão.
Resposta instantânea
Sérgio Chaia, novo diretor-geral para o Brasil e vice-presidente para a América Latina da Symantec, fala sobre o novo cargo
Quando começou a conversar com a Symantec e quais são os desafios do novo cargo?
O primeiro encontro com Aled Miles (vice-presidente sênior) aconteceu em novembro. Sentamos e conversamos rapidamente. Outras conversas aconteceram depois. Existem muitas oportunidades com o aumento de dados, a internet das coisas, o avanço da mobilidade. Espero aproveitar o crescimento do mercado para tornar a Symantec ainda mais importante no mercado.
Essa é sua primeira experiência trabalhando com tecnologia. Como vê a novidade?
Em toda a minha carreira, nunca trabalhei em duas empresas da mesma área consecutivamente. Isso é bom. Eu trago uma visão diferente.
Qual será o foco da empresa para os próximos anos?
Existem oportunidades semelhantes tanto para as empresas quanto para o consumidor final. A empresa aposta no País. Receberemos fortes investimentos e vamos aplicá-los especialmente em infraestrutura.