26/05/2025 - 13:29
A diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Izabela Correa, disse nesta segunda-feira, 26, que a autarquia recebeu cerca de 770 mil reclamações no ano passado. Destas, aproximadamente 130 mil eram relacionadas ao tema de contas, ela explicou, em uma entrevista coletiva.
“Não foram necessariamente sobre abertura de contas ou sobre fraudes em abertura de contas”, ela afirmou. “Mas, de alguma forma, indica para nós a possibilidade de continuarmos atuando para que o cidadão tenha uma boa e uma melhor relação com o sistema quando se diz respeito a contas também.”
O BC anunciou nesta segunda-feira que vai lançar, no começo de dezembro, um serviço permitindo que cidadãos informem ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) que não autorizam a abertura de novas contas. O objetivo é combater a abertura de contas fraudulentas.
“Quando estamos falando dessa temática, estamos falando da temática de prevenção a fraudes, que é um tema que tem preocupado a todos, e o Banco Central tem sido bastante diligente, tanto da perspectiva de comunicação, regulação e também supervisão. Quando tratamos da temática de prevenção a fraudes”, disse a diretora.