07/08/2002 - 7:00
Por essa nem Phil Knight, o lendário fundador e presidente mundial da Nike, esperava. No Brasil, a sua marca agora vai ser vendida lado a lado com as grifes masculinas mais chiques do planeta. Tais como Dior, Gucci, Ermenegildo Zegna, Valentino, Salvatore Ferragamo. O local desse inusitado encontro é a exclusivista Daslu Homem, a butique paulistana preferida de poderosos como os das famílias Diniz (Grupo Pão de Açúcar) e Setubal (Itaú) e onde uma gravata passa fácil dos R$ 250. Na terça-feira 6, a loja inaugura um espaço de 55 m para vender tênis, roupas e acessórios da Nike. Ao contrário das sisudas prateleiras de madeira que tomam conta do lugar, o canto da gigante americana vai ser mais descontraído, com luzes azuis e vidros. O projeto e a reforma foram bancados pela Nike, que também vai pagar um aluguel mensal pelo ponto. Os valores não foram revelados. ?A idéia é termos aqui os produtos que os nossos clientes compram em Nova York?, diz Ricardo Minelli, diretor da loja. ?Quando viajam, eles sempre trazem roupas e tênis da Nike que não são vendidos no Brasil. Vimos aí uma boa oportunidade.?
Inaugurada em 1996 e com faturamento anual de R$ 30 milhões (cerca de 30% das receitas totais da empresa, que também tem a Daslu Feminina), a Daslu Homem vai vender artigos esportivos pela primeira vez. Serão mais de 100 itens, divididos em seis categorias: corrida, ginástica, tênis, estilo de vida, esportes outdoor e golfe. A maioria das peças que a Nike vai pôr à venda são exclusivas, encontradas em megastores como as de Londres e Berlim. Apenas 30% delas (entre as quais a linha da Seleção Brasileira) serão fabricadas pela Dastrosa, o fornecedor nacional da marca. O restante será importado. ?Nossos preços seguirão os da Nike Town de Nova York?, conta Minelli. Isso quer dizer que o par de tênis de corrida custará R$ 484, uma camiseta, R$ 74 e um par de óculos de sol, R$ 738.
?Fizemos um casamento perfeito. A Daslu recebe consumidores que normalmente compram os nossos produtos mais sofisticados?, comemora Kevin Corning, presidente da Nike do Brasil. A segunda etapa da parceria prevê a venda de linhas infantis e a fabricação de tênis ao gosto do freguês. É o secreto Projeto ID, pelo qual o consumidor acessará um site Daslu-Nike e montará um modelo personalizado, fabricado nos Estados Unidos e enviado pelo correio ao Brasil. Em setembro, a loja promoverá em São Paulo o Primeiro Torneio Daslu Homem de Golfe. O talento dos jogadores certamente passará longe do fenômeno americano Tiger Woods, mas aqueles que quiserem comprar os sapatos iguaizinhos aos dele, já sabem
aonde ir.