O Day trade se tornou uma modalidade de investimento cada vez mais popular no Brasil. As operações de apenas um dia é uma saída para quem quer viver de rendimentos.

As operações mais comuns são realizadas através da compra e venda de mini-contratos de índice futuro da B3 ou mini-contratos de dólar, mas também é possível operar ações, moedas, taxas de juros e até commodities na modalidade de day trade.

+Vice-ministro das Finanças chinês diz que fiscal ajudará a expandir demanda doméstica em 2024

Antonio Marcos Samad Júnior, CEO da TC Star Desk, plataforma que auxilia o investidor nessas operações, dá alguns exemplos de como é possível ganhar dinheiro com day trade.

“O trader ganha dinheiro quando ele compra um determinado ativo e o vende mais caro dentro do mesmo dia. Mas, não necessariamente nessa ordem, visto que é possível ganhar dinheiro com a queda dos preços. Neste caso, ele faz a venda desse ativo e o compra de volta no mesmo dia a um preço mais baixo”, explicou.

Maioria perde dinheiro

O ano de 2023 foi de queda no número de investidores. De acordo com a B3, ao fim de dezembro eram 5,74 milhões de CPFs ante 5,85 milhões em dezembro de 2022.

Entre os traders pessoa física, mais de 90% perdem dinheiro, de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já as empresas que investem nessa modalidade, de acordo com a mesma pesquisa, ganham mais dinheiro do que perdem. De acordo com Samad, isso acontece porque as empresas atuam com profissionais do mercado como responsáveis por essas operações.

“As operações feitas por empresas geram bons retornos porque não são as companhias propriamente ditas que fazem as operações e sim profissionais muito bem-preparados que são contratados. Ou seja, são pessoas físicas que atuam em nome de um CNPJ”, explica.

Praticante de Kitesurf quer viajar pelo país com dinheiro de day trade

No entanto, é possível ganhar dinheiro e fazer do day trade a principal fonte de renda pessoal. Foi o que aconteceu com Douglas Alves de Araújo, que conseguiu a liberdade de não precisar bater ponto todos os dias e se dedicar ao kitesurf. Após começar com R$ 1 mil de investimento, e de perder e ganhar nas operações, ele conseguiu deixar o trabalho de motorista de aplicativo para viver somente dos rendimento do day trade.

“Assim que adquiri consistência nas operações, abandonei o trabalho como motorista de aplicativo. Estou há alguns meses atuando apenas como trader e pretendo me manter desta forma”, diz.

Essa nova ocupação fez com ele tivesse tempo para investir no kitesurf, esporte que pratica há 12 anos, e sonhar com uma viagem de 1.5 mil km, entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão. “Quero montar uma equipe. Cerca de três pessoas no mar, mais um pequeno grupo de apoio em terra e gente para registrar a aventura”, conta.

Especialista dá dicas de como ter consistência nas operações

A pergunta que fica é: como alcançar a consistência no day trade e, desta forma, passar a ter lucros? No mercado financeiro há mais de 20 anos, Samad apresenta 5 dicas para quem deseja ganhar dinheiro operando diariamente no mercado.

  • Conhecimento

Para ser trader não precisa fazer faculdade e nem ter um bom nível de escolaridade. Mas o interessado precisa entender como funciona o mercado financeiro. Há cursos gratuitos e pagos disponíveis na Internet. Mesas proprietárias, como é o caso do TC Star Desk, oferecem conhecimento em suas plataformas.

  • Controle emocional

O trader não será bem-sucedido se não conseguir se controlar. Ele não pode se desesperar quando perde nem se empolgar muito quando ganha. No day trade não existe estratégia 100% assertiva. Quem ainda tem dúvidas sobre isso pode tentar uma estratégia diferente a cada dia. Mas já o faça ciente de que nenhuma vai garantir lucro sempre. O que o trader deve buscar sempre é consistência nas operações, o que significa obter entre 70% e 90% de sucesso, em média.

  • Gerenciamento de risco

O trader precisa atuar diariamente para conseguir lucrar, pois ganha dinheiro explorando a liquidez do mercado. Assim deve ter consciência dos riscos e gerenciá-los. Isso significa criar parâmetros com base na própria realidade: em que momento parar de operar e deixar para o dia seguinte é a melhor decisão? Em quantos minicontratos e com quais valores é mais seguro arriscar? Ao definir parâmetros de operação, o trader evita sua própria quebra. Dificilmente um profissional se mantém se o tombo for de um patamar muito alto. É mais fácil recuperar uma perda de 5% ou 10% do que de 90% ou 100%.

  • Pluralidade de estratégias

Cada trader tem uma estratégia própria para lucrar e no mercado financeiro, um dia nunca é igual ao outro. Por isso, é importante ser conhecedor de mais de uma estratégia. Há várias disponíveis como scalping, reverse, momentum e white flag. Nada impede cada um de desenvolver uma própria e até mesmo se utilizar de robôs, desde que estejam parametrizados de acordo com os interesses do profissional.

  • Começar por uma mesa proprietária

No mercado financeiro a experiência conta muito. Por que arriscar o próprio capital se há formas de ingressar no mercado com risco zero? Hoje, com a popularização das mesas proprietárias, não há razão para perder dinheiro. Ao entrar numa mesa proprietária, o trader vai operar com o dinheiro da empresa, que delimita os riscos. O ganho é dividido entre o profissional e a mesa, mas o prejuízo é só da empresa. Funciona como se fosse um estágio. O trader coloca em prática tudo o que aprendeu, calibra seu controle emocional, testa estratégias e aprende a gerenciar riscos observando o funcionamento da plataforma.