MIGUEL ABUHAB ADORA o mar. Sempre que pode, nos fins de semana, embarca com sua família em um barco modelo trawler, em Joinville, e esquece da vida. O trawler é um barco estável, grande, pesado e lento. Ideal para percorrer grandes distâncias. ?É seguro como um navio?, diz ele. Quando não está navegando, Abuhab se aventura, com ousadia, nos mares do empreendedorismo e se dedica a criar e comprar empresas de tecnologia. Em 1978, fundou a Datasul, uma das principais produtoras de softwares de gestão do País, que acaba de ter sua venda para a Totvs aprovada por seus acionistas, em um negócio de R$ 778 milhões. Com a fusão, a empresa é hoje a nona maior do mundo no setor. Abuhab ficou com 4% das ações da nova companhia, tornando-se o terceiro maior sócio. Com o fim da negociação, teve tempo de sobra para se dedicar à sua ?filha? menor, a Neogrid. E o resultado veio rápido. A empresa criada em 1999 ? e desde então uma fonte de prejuízo ? agora se tornou multinacional. O empresário acaba de fechar, nos Estados Unidos, a compra da norte-americana Agentrics, uma importante competidora no mercado de soluções de processamento de dados para redes de varejo. Juntamente com a Neogrid, ambas formarão um dos maiores conglomerados do gênero do mundo. A aquisição, no valor de US$ 50 milhões, permitirá ao empresário ter uma carteira de clientes que inclui os maiores varejistas dos Estados Unidos e da Europa, como Wal-Mart, Carrefour, Casino, El Corte Inglés e Sainsbury?s.

As soluções desenvolvidas tanto por Neogrid quanto por Agentrics têm um único propósito: otimizar a relação entre varejistas e fornecedores. No jargão do setor, são plataformas tecnológicas que gerenciam a cadeia de suprimentos e demanda das redes, permitindo a rápida renovação de estoques. ?O varejista abre suas informações de estoque e o fornecedor faz a reposição automática?, explicou Abuhab à DINHEIRO. Com isso, evitam-se dois erros: a falta e o acúmulo desnecessário de produtos. ?Nosso objetivo é fazer com que a relação entre cliente e fornecedor seja sempre uma relação ganha-ganha?, afirma. Diferentemente do que acontece nos EUA, na Europa e na Ásia, onde esse tipo de serviço é bastante desenvolvido, no Brasil as coisas caminham lentamente. ?Existe uma oportunidade gigantesca, pois estamos na idade da pedra nesse setor?, explica o especialista em TI Silvio Meira. Os custos de investimento para se criar um mercado para esse tipo de solução, segundo Meira, são altos. Mas os resultados podem ser surpreendentes. ?Quem entrar primeiro, ganha?, avalia.
A Agentrics foi criada nos EUA graças a uma ação em conjunto dos próprios varejistas para ter um sistema que otimizasse sua relação com fornecedores. Desde 2001, a empresa permitiu uma economia de US$ 6 bilhões a seus clientes. Segundo Abuhab, Neogrid e Agentrics são empresas complementares e seu maior trunfo é a eficiência que trarão ao varejo. Mesmo antes da compra, a Neogrid já era líder de mercado, tendo comprado anteriormente as concorrentes Xplan e Mercador. Após fechar o negócio, o incansável Abuhab agora quer sossego. Aos 64 anos, o executivo descendente de turcos e judeus não pensa em novas aquisições por enquanto. Abrir o capital da Neogrid pode ser um próximo passo, mas não agora. ?Primeiro temos que digerir a Agentrics. Depois pensamos nisso?, diz. Seu objetivo no curto prazo? ?Quero voltar logo para Joinville e levar meu filho para passear de barco?, planeja.