A queda vertiginosa é reflexo do descaso com a educação e do sucateamento das universidades brasileiras. É preciso uma revolução na educação básica, fundamental, média e superior. Não adianta, por exemplo, aumentar o número de vagas oferecidas em universidades que funcionam aos frangalhos. A questão é mais qualitativa do que quantitativa. 

1 – Business na tevê

Mudanças

 

Amilcare Dallevo, presidente da RedeTV!, está comprando a parte, leia-se 30%, de Marcelo de Carvalho, vice-presidente da emissora. Com a aquisição, Dallevo se tornará dono absoluto da RedeTV!

 

40.jpg

 

 

2 – Imóveis

Poderoso

 

Um conhecido publicitário brasileiro acaba de adquirir um excepcional duplex Penthouse em plena Quinta Avenida, em Nova York. O preço do imóvel? US$ 12 milhões

 

 

3 – Nova fábrica

Expansão

 

Ivan Zurita, presidente da Nestlé, vai construir uma fábrica de leite in natura (Ninho e Molico) em Friburgo, Rio de Janeiro. O desafio é colocá-la em funcionamento em cinco meses. Valor do investimento: R$ 80 milhões.

 

43.jpg

 

 

4 – Luxo

Anti-Marketing 

 

A loja da Louis Vuitton da Quinta Avenida com a Rua 57, em Nova York, está inovando. Só permite que seus clientes comprem dois produtos por dia. Diante da surpresa, as vendedoras dizem “é a regra da loja”. Este pseudomarketing de valorização da marca é a mais estranha e arrogante forma de posicionamento de que se tem notícia.  

 

 

5 – Supermáquina 

Na hora

 

Três empresários brasileiros já encomendaram o novo modelo da Audi, o A8. Não quiseram nem esperar pelo lançamento do modelo no Brasil, que acontecerá em outubro, durante o Salão do Auto-móvel. O valor do novo objeto de desejo: R$ 500 mil. Paulo Kakinoff, presidente da Audi, comemora. 

 

42.jpg

 

 

6 – Burger King

Novidades

 

O grupo de investidores brasileiros que comprou o Burger King afirma que a rede de fast-food será totalmente reestruturada e ganhará mercado com a implantação de novidades  como a inclusão de saladas, sucos naturais e comida light no menu. Cervejas Budweiser também estarão no cardápio da rede em todo o mundo, logicamente. 

 

 

7 – Auto

Começando bem

 

A chinesa JAC Motors chega ao Brasil em outubro e promete vigor para competir. Segundo Sérgio Habib, presidente da montadora no País, serão abertas, simultaneamente, 44 concessionárias. Além de revolucionar o conceito dos ambientes de venda de automóveis, Habib vai investir pesado em marketing e turbinar o lançamento. Reservou R$ 40 milhões para começar o jogo.

 

41.jpg

 

 

8 – Publicidade

Crise

 

A Ogilvy Brasil não trabalha mais com a agência de publicidade SLM, do Rio Grande do Sul, supostamente envolvida em escândalo de desvio de verbas de marketing do Banrisul. Foi o que informou um comunicado oficial enviado a todos os stakeholders. A Ogilvy foi rápida no gatilho.

 

 

9 – Espetáculo

SP é show

 

São Paulo já é o terceiro maior destino de shows da Broa-dway do mundo. Em número de espetáculos simultâ-neos em cartaz, a cidade ultrapassou as badaladas Tóquio e Los Angeles. Agora, só perde para Nova York e Londres. Em 2010, os brasileiros puderam assistir a oito peças da Broadway na capital paulista. Juntas, elas faturaram mais de R$ 150 milhões. Paulo Leal (foto), da Time for Fun, já negocia os novos espetáculos que entrarão em cartaz no País em 2011: Shrek, A Fantástica fábrica de chocolate e Wicked. 

 

47.jpg

 

 

10 – Google

Pressão

 

O Google resolveu subir o tom. Depois de ter seus sites bloqueados em países como Turquia e China, a nova ordem do grupo agora é aumentar a pressão sobre os governos que censuram a internet. O movimento é liderado pelo vice-presidente jurídico do Google, David Drummond, que argumenta que o bloqueio restringe, por exemplo, o e-commerce, o que seria uma intervenção governamental inaceitável no comércio físico.

48.jpg 

11 – Destino

Çiragan Kempinski, Turquia

 

Em Istambul, Turquia, às margens  do Estreito de Bósforo, impera o hotel Çiragan Palace Kempinski, um genuíno palácio imperial otomano, com uma incrível vista dos dois continentes: Europa e Ásia. No restaurante do hotel, o sofisticado menu proporciona uma viagem pelos sabores típicos da culinária turca. Você também pode aproveitar o luxuoso spa Sanitas, um oásis de relaxamento, onde o banho turco Hamann é imperdível. O serviço no hotel é impecável. Diárias a partir de 500 euros. www.kempinski.com/en/istanbu

 

39.jpg

 

 

12 – Visita

Intercâmbio

 

Vinte empresários colombianos desembarcam em São Paulo esta semana. O objetivo? Levar para a Colômbia iniciativas e tecnologia paulistas. A delegação está de olho no sistema online da Jucesp, que dá acesso a informações e serviços de mais de cinco milhões de empresas.

 

 

13 – Objeto de desejo 

Hora certa 

 

Esta é uma novidade para os aficionados por relógios de pulso. Em vez de um mostrador circular e plano, o Horo-logical Machine 4 tem dois cilindros, inspirados nas turbinas de um avião: o da direita indica o horário e o da esquerda mostra quanta energia resta no relógio que, retrô, é movido a corda e tem autonomia de 72 horas. A pulseira é feita de couro calfskin ultramacio, com uma discreta fivela de ouro branco. O relógio custa R$ 158 mil. Haja turbina na carteira para comprar!

 

44.jpg

 

 

14 – Moda

Interior campeão 

 

O segmento da moda no comércio eletrônico  está em franca ascensão. Alexandre Icaza, um dos sócios da Sack’s, comemora neste mês crescimento de 65% do número de compradores de seu novo site de venda de roupas de grifes internacionais. Curiosidade: as cidades do interior de São Paulo são as campeãs de vendas e, como era de esperar, 60% dos compradores são mulheres.

 

 

15 – Entrevista    

46.jpg      
Michael Vale, presidente da 3M do Brasil

 

A 3M acaba de anunciar uma grande aquisição que amplia seus negócios na área de segurança. Saiba quais os próximos passos da empresa na entrevista com Michael Vale, presidente da 3M do Brasil. 

 

Líderes – A 3M fará novas aquisições?

Michael Vale – As aquisições fazem parte da estratégia de crescimento da companhia no longo prazo. A 3M global realizou várias aquisições em diversos países nos últimos anos, que permitiram à empresa se fortalecer em vários setores. A compra da Cogent é um desses exemplos. O Brasil está alinhado com esta estratégia global e fez, nos três últimos anos, três aquisições locais. O que posso adiantar é que está nos planos da 3M do Brasil fazer novas aquisições, com foco em empresas que possam complementar nossos negócios e colaborar para o crescimento da empresa no País.

 

Líderes – Qual a expectativa de crescimento da 3M neste ano?

MV – A 3M do Brasil vive um ano de forte crescimento, acima da média. Temos a expectativa de crescer dois dígitos em 2010. Esperamos fechar o ano com recorde de vendas, com faturamento acima de R$ 2 bilhões.

 

Líderes – Qual a importância da operação brasileira para a 3M?

MV – A 3M tem, em sua organização global, 65 subsidiárias espalhadas por vários países no mundo. A subsidiária brasileira tem uma estrutura bem desenvolvida e está, hoje, entre as top 10. O objetivo é fazer parte, nos próximos cinco anos, da lista das top 5. A 3M do Brasil vem ganhando visibilidade devido ao crescimento da economia do País e à entrega de resultados consistentes.

 

 

Aprovado


Renovação

 

As Igrejas Católicas começaram a receber maior público nas missas, especialmente aos domingos. Padres mais jovens, música e mensagens objetivas estão ajudando a Igreja a resgatar seu rebanho.

 

 

Reprovado


Escândalo

 

A falta de vergonha, a desinibição e o total despudor para o exercício da corrupção no governo federal. 

 

 

“A grandeza não consiste em receber honras, mas merecê-las” Aristóteles

 

 

Com Mariana Garbin e Daniela Filomeno Pereira