Portos

O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, embarca na próxima semana para Cingapura e Xangai, na China, em busca de investidores para os portos brasileiros. Além de assinar um acordo de cooperação técnica em navegação de cabotagem com Cingapura, o ministro vai acompanhado de uma missão de 50 empresários do setor. Os dois portos estão entre os três melhores do mundo. 

 

45.jpg

 

 


Futebol 


Arenas multiuso

 

Henk Markerink, CEO da Amsterdam Arena, administradora do estádio do clube holandês Ajax, apresentou ao governo proposta de transformar os estádios brasileiros em complexos com cinema, shopping e eventos, depois da realização dos jogos. Ele já tem contratos com os estádios da Fonte Nova, na Bahia, e Estádio das Dunas, em Natal, para administrá-los após a Copa. E quer emplacar a ideia nos demais estádios.

 

46.jpg

 

 

 

Crise


Sem marolinha

 

O discurso marolinha do governo Lula não tem vez na atual equipe econômica. Ao contrário. A presidente Dilma Rousseff voltou da viagem à Assembleia da ONU ainda mais preocupada com a crise. A certeza de que a inflação vai cair nos próximos meses não vem de uma visão otimista da realidade brasileira, mas da percepção de que o cenário lá fora é grave, e que a redução da demanda vai esfriar os preços no Brasil.

 

47.jpg

 

 

 

Reajustes


Ameaça judicial

 

Carreiras do Judiciário que brigam para incluir seus reajustes no Orçamento de 2012 armam uma batalha jurídica. Associações de procuradores federais entraram com mandado de injunção no STF, pedindo que a corte defina percentuais de reajuste, caso o Congresso não discuta as propostas.

 

 

 

A380


Maior do mundo

 

A Emirates já conseguiu a autorização da Infraero para aterrissar no aeroporto de Cumbica, em São Paulo, com o A380, o maior avião do mundo, com dois andares e 489 lugares. Mas ainda falta a autorização de outros terminais. A empresa pediu licença para Confins, em Belo Horizonte, o Galeão, no Rio, e Viracopos, em Campinas (SP).

 

48.jpg

 

 

 

Cena do Planalto


Varrendo a corrupção

 

Uma plantação de vassouras em frente ao Congresso foi o protesto bem-humorado dos organizadores da Marcha Contra a Corrupção, que prepara passeata para o feriado de 12 de outubro. Foram 594 vassouras verde-amarelas, uma para cada um dos 513 deputados e 81 senadores. O movimento agora vai defender o voto aberto no Congresso. 

 

49.jpg

 

 

 

Notas

 

A desoneração da folha, prevista para quatro setores, abriu uma guerra de números. O governo estima em R$ 1,3 bilhão a renúncia fiscal sobre o faturamento das empresas de móveis, calçados e têxteis. Entidades, porém, preveem renúncia de R$ 1,1 bilhão.

 

A queda de Nelson Jobim do Ministério da Defesa, em agosto, reacendeu a disputa no programa FX-2, que renovará a frota de caças da Força Aérea. A Boeing ofereceu ao governo a abertura de um centro de pesquisa como parte do pacote de transferência de tecnologia exigido. Se vencer, claro.

 

 

 

Colaboraram Cristiano Zaia e Guilherme Queiroz