As financeiras, empresas que dedicam-se a conceder crédito para o consumo, vêm crescendo a taxas aceleradas nos últimos tempos devido à expansão dos empréstimos entre os brasileiros de baixa renda. A estratégia mais comum é conseguir clientes por meio de cartões de crédito ou de débito, especialmente aqueles vinculados às grandes lojas. De olho nesse nicho de mercado, o banco HSBC, por meio de sua financeira Losango, pretende ampliar sua base de cartões dos atuais dois milhões para cinco milhões até 2014.

Se o objetivo for bem-sucedido, a clientela do HSBC, hoje com 5,8 milhões de pessoas, vai se aproximar dos nove milhões. Para isso, a Losango fechou uma parceria com a rede de lojas Máquina de Vendas e contratou Denis Nieto Piovezan, especialista em cartões que administrava os 13 milhões de plásticos da rede Walmart. “Queremos vender um milhão de cartões em 2011 e agregar parceiros que não trabalhavam com o crédito ao consumidor, da mesma forma que fizemos com as lojas da Hering”, diz Hilgo Gonçalves, presidente da Losango.

 

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Hilgo Gonçalves: a meta é que a parcela dos cartões nos resultados da financeira suba de 20% para 50%

 

Os cartões representam 20% das operações da Losango, que ainda são lideradas pelo Crédito Direto ao Consumidor (CDC), o tradicional crediá-rio. A intenção é elevar seu percentual para 50% das receitas, pois os cartões permitem um relacionamento melhor com a freguesia. “Com o CDC, a relação com o cliente acaba quando ele paga a última parcela do carnê, mas com os plásticos a ligação é contínua”, diz Gonçalves. Outra vantagem é a inadimplência menor que os 15% do crediário.

 

A Losango está presente em 23 mil estabelecimentos em todo o País, e essas parcerias representam 60% do seu faturamento. Esses acordos permitem, por exemplo, que o pequeno varejista do interior do Maranhão financie um fogão em 24 pagamentos e não seja engolido por gigantes com mais fôlego financeiro. A ideia agora é estender os cartões a esses clientes. 

 

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A primeira experiência foi com um produto destinado a pequenos e médios supermercadistas, o cartão Carrinho Cheio. “Isso melhora as relações do cliente com o varejo”, diz Piovezan. A meta é conquistar espaço em 500 mil bolsos. “A Losango é uma valiosa fonte de prospecção de correntistas para o HSBC”, disse à DINHEIRO Conrado Engel, presidente do banco. “A emissão de cartões permite que financiemos o consumo, algo essencial para crescer no mercado.”