07/12/2023 - 20:03
Criado em 2020, o ESTBank nasceu com o objetivo de oferecer empréstimo consignado para trabalhadores da iniciativa privada. Porém, ao identificar as necessidades das empresas que tinha contato, o CEO, Bruno Araújo, viu que havia demanda que as gigantes de pagamento não estavam cobrindo e observou ali uma oportunidade de crescimento.
“A gente oferecia empréstimo consignado para os funcionários de uma grande rede de estacionamentos de São Paulo. Aí começaram a ter problemas com o sistema de pagamentos e perguntaram ‘vocês tem maquininha?’ Não temos, mas a gente pode ter. E fomos trabalhando assim de acordo com a necessidade do cliente”, explicou.
+Andre Litmanowicz: o executivo que acredita em organizações mais saudáveis
Parcelamento foi o diferencial
Para se posicionar entre os gigantes, a instituição resolveu procurar o seu diferencial. A resposta foi a possibilidade do parcelamento em até 21 vezes e de usar até quatro cartões para realizar o pagamento. Foi com um olhar mais atento às necessidades de setores como os de cartório e o poder judiciário que a fintech cresceu.
“Os grandes não conseguem ter o olhar que a gente tem para as dores específicas de cada área. Foi nisso que focamos e estamos crescendo muito nos últimos anos com novas parcerias”, contou Araújo.
Em um dos exemplos de como a parceria agiliza processos burocráticos nos cartórios, Araújo cita que a ESTBank já realizou uma operação de escritura de imóvel no valor de R$ 400 mil. “Este pagamento seria muito difícil caso o cidadão não tivesse acesso ao parcelamento estendido e a possibilidade de pagar em mais de um cartão”, explicou.
Parceria com a OAB-CE
A parceria mais recente é com a Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará (OAB-CE). A empresa tem exclusividade no pagamento parcelado de custas judiciais e advogados no estado. O presidente da entidade, Erinaldo Dantas, considera que a assinatura desse acordo é muito importante para a categoria.
“Isso contribui para garantir ainda mais benefícios à advocacia do estado do Ceará, através de soluções práticas e com opções flexíveis em termos financeiros para os profissionais do Direito. Entendemos que esse é o dever da OAB Ceará, enquanto instituição representativa da classe advocatícia: trabalhar no sentido de beneficiar, orientar, representar e defender a nossa categoria”, declarou.
Cartórios recebem no mesmo dia
A instituição também desenvolve soluções de pagamentos para cartórios de todo o país. Um diferencial, segundo a empresa, contra sistemas como o GetNet, Cielo e Rede é o tempo de pagamento para os cartórios, que acontece no mesmo dia ou até a manhã do dia seguinte.
De acordo com Araújo, a possibilidade de parcelar em 21 vezes e dividir o valor em até quatro cartões possibilita que processos como os de inventário de herança, que podem custar caro, andem muito mais rápido.
Ramo de cirurgia plástica será o novo filão de mercado
Pensando na ampliação do mercado, a fintech está de olho no ramo de cirurgias plásticas. Pelo lado dos clientes, o serviço será idêntico ao já oferecido nas outras áreas: parcelamento maior e possibilidade de pagamento em até quatro cartões de crédito. Araújo, porém, explica que os médicos também terão vantagens com o serviço prestado.
“Quando o médico fecha com o paciente ele já cobra a parte do anestesista, do hospital, dos enfermeiro. Muitas vezes o profissional recebe todo o valor em conta e depois transfere esses custos, e isso pode acabar gerando bitributação e problemas na hora da declaração do IR. O nosso sistema já vai fazer essa separação para que cada um receba a sua parte sem que o dinheiro vá para o cirurgião antes”, encerrou.
Por: Bruno Pavan