Nos últimos dias de maio, a população da ensolarada cidade de Teresina pôde se deparar com uma nova loja de marca de um tipo de acessório que faz sucesso na região: óculos escuros. É que a primeira franquia da paulista Triton Eyewear (não confundir com a Triton da área de roupas, criada pelo estilista carioca Tufi Duek) abriu suas portas na capital piauiense. 

66.jpg

“Escolhemos os óculos que podem dar certo no Brasil”

Miguel Haidamus Filho, diretor-executivo da Triton Eyewear 

 

A inauguração pode ser considerada o início de um ambicioso plano de expansão traçado pelo empresário Miguel Haidamus, que fundou a Triton Eyewear em 1981. “Pretendemos dobrar o tamanho da rede própria e de franquias nos próximos três anos”, diz Haidamus Filho, diretor-executivo da empresa, que divide o comando com o pai. Dos 800 pontos de venda, apenas 187 são de lojas próprias ou franqueadas.

 

Com essa expansão, Haidamus Filho estima que o faturamento, que chegou a R$ 100 milhões no ano passado, cresça 70% até 2014.Outra estratégia para atingir esse objetivo é a venda dos óculos pela internet. Em abril, a Triton Eyewear estreou na rede. Em apenas um mês, vendeu 1,5 mil óculos, o mesmo volume de uma loja de shopping, segundo o diretor-executivo. A empresa planeja também vender relógios a partir de 2012.  

 

67.jpg

 

 

A entrada no varejo da marca ocorreu em 2001, quatro anos depois da rival Chili Beans ser criada. “A concorrência, na época, ficou mais acirrada”, afirma Haidamus Filho. Até então, a empresa vendia seus óculos apenas no atacado. A Triton Eyewear e a Chili Beans disputam um mesmo público: as pessoas que buscam um acessório com design e charme, mas não têm poder aquisitivo para adquirir um produto importado, como Armani ou Prada. 

 

Para manter os preços em conta, a estratégia de Haidamus Filho foi terceirizar 90% da produção para a China – apenas 10% dos óculos são da fábrica no bairro do Ipiranga, em São Paulo. A exemplos de marcas globais como a Nike e Apple, a companhia se concentra no desenvolvimento do design, trabalho feito por sete profissionais, incluindo o próprio Haidamus Filho. Para se inspirar, o time de designers frequenta feiras internacionais em Paris, Milão e Hong Kong.