04/07/2012 - 21:00
Promoção
A Lacta, marca da americana Kraft Foods, vai premiar três clientes com shows particulares dos cantores (da esq. para a dir.) Thiaguinho, Ivete Sangalo e Luan Santana. A campanha faz parte da comemoração dos 100 anos da fabricante brasileira, dona do chocolate Bis. Para concorrer ao prêmio, o consumidor precisa comprar um chocolate Lacta e registrar o código de barras no site. Cada vencedor poderá convidar 20 amigos para acompanhar o show exclusivo. A criação é da agência de promoções B! Ferraz.
Pesquisa
Rir é o melhor remédio
Um estudo da empresa de pesquisas Nielsen, nos EUA, concluiu que as campanhas que optaram pelo bom humor tiveram melhor aceitação do público do que as baseadas em promoções, desde a eclosão da crise econômica, em 2008. A rede de vestuário JC Penney percebeu disso: ela reduziu as suas promoções anuais de 600 para apenas 12, e contratou a comediante Ellen DeGeneres para transmitir a mensagem.
Prêmios
Titãs da propaganda
A categoria Titanium é hoje a mais desejada premiação do Festival de Cannes, por reconhecer campanhas que envolvem a integração de diversas mídias. No evento encerrado em 23 de junho, o Grand Prix da categoria ficou com a campanha Nike Fuel Band. Criada pela agência R/GA, de Nova York, integra usuários de uma pulseira da Nike que conta esforços físicos, como corridas e saltos, em uma rede social. Outra ação premiada foi a apresentação ao vivo de um holograma do rapper Tupac, já falecido, durante um festival de música.
Rádio
Sai Oi, entra Bradesco
As frequências anteriormente utilizadas pela extinta Oi FM passaram a ser ocupadas pela Bradesco Esportes FM. Voltada à programação esportiva, ela foi criada em parceria entre os grupos Bandeirantes e o mineiro Bel. As transmissões são feitas para cinco capitais.
Esportes
Zona de conforto
Esportistas de ponta enfrentam a pressão por resultados. Ainda mais em uma Olimpíada. O problema foi transformado em marketing para a fabricante americana de óculos de sol Oakley, que terá uma área de descanso e lazer para os moradores da Vila Olímpica, durante os Jogos de Londres. A Oakley Safe House receberá atletas que poderão se divertir com videogames, vídeos, festas e até personalizar os seus óculos.
Bate-papo
Fernando Musa, CEO da Ogilvy & Mather. Com 16 prêmios em Cannes, a subsidiária brasileira da Ogilvy se tornou a terceira empresa mais premiada do mundo no festival e ajudou o Brasil a bater o seu recorde histórico no evento. O CEO da agência conta à DINHEIRO os motivos do bom resultado:
O que determinou o aumento do número de prêmios da agência em Cannes?
O Brasil sempre se saiu bem no festival, mas eram sempre as mesmas agências. A Ogilvy é o fato novo das últimas três edições. Houve uma mudança de perfil da agência, em busca da criatividade. Primeiro de tudo, envolvemos os clientes no espírito de inovação.
Qual é a parte mais difícil do processo de criar uma cultura de inovação?
O mais difícil não é ter uma boa ideia, mas colocá-la em prática. Ganhamos em Cannes com uma campanha para a Hellmann’s, de imprimir receitas com a maionese nas notas de supermercado, que foi pensada há dois anos.
Há no setor quem não acredite na importância das premiações…
Quem diz isso é quem não consegue prêmios. Nós vivemos de ideias. Mesmo os anunciantes consideram isso para avaliar a capacidade de criação de uma agência. E quando você é um escritório premiado de um grupo mundial, acaba sendo chamado para fazer parte de negócios globais. Então, prêmios trazem dinheiro.