A ação irá facilitar a transferência de funcionários nativos da região, que trabalham em São Paulo, para as cerca de 60 novas lojas, que serão abertas nos Estados nordestinos, e outras 140 que compõe a rede Maia, comprada pelo Magazine Luiza em julho de 2010. Cerca de 800 pessoas poderão se beneficiar com esse programa, criado a partir de uma ideia da presidente Luiza Helena Trajano.

122.jpg

 

 

Combustível

 

Recuperação de mercado

 

Com a queda do preço do etanol nos postos, as vendas do produto estão se recuperando. Em maio, o consumo cresceu 43% em comparação ao mês anterior – período em que foi registrado o menor volume de vendas de álcool desde 2006. Com o preço médio baixando de R$ 2,34 para R$ 1,79, foram vendidos 400 milhões de litros, ante 280 milhões em abril. 

 

 

Varejo

 

O emergente número 1

 

Entre as nações emergentes, o Brasil é a que possui o mercado mais atrativo para os grandes nomes do comércio varejista mundial em busca de oportunidades de negócios. Essa foi a conclusão do estudo desenvolvido pela consultoria americana A. T. Kearney, que analisou as condições econômicas de 30 países em desenvolvimento. A consultoria levou em consideração os riscos econômicos 

e políticos, o nível de atividade, o grau de saturação do mercado e a diferença entre o crescimento do PIB e do varejo de cada país analisado. A pesquisa revelou que a perspectiva de crescimento do PIB brasileiro, a uma média anual de 5% até 2016, bem como o incremento da renda da população são os principais chamarizes para os investidores. A surpresa no relatório foi a China. Em um ano, o país caiu da primeira posição para a sexta, atrás do Uruguai e Chile. Estaria o dragão perdendo o gás? Confira mais informações:

 

123.jpg

 

 

 

Agronegócio

 

Educar é preciso, porém…

 

Primeiro a boa notícia: nos últimos anos, vem acontecendo uma elevação da escolaridade da população rural. Agora, a notícia que complica a vida do agronegócio, pelo menos do jeito que vi-nha sendo tocada:  em consequência, a disponibilidade de mão de obra na colheita de café diminuiu. O trabalhador, mais bem preparado, procura outro tipo de atividade. Só que essa escassez tem gerado atrasos na colheita do Espírito Santo, responsável por 25% da produção brasileira. Segundo especialistas, o atraso traz a queda de qualidade. Em Minas Gerais, que responde pela metade do café colhido no País, a solução para manter os operários na roça foi subir os salários em 46%. 

 

124.jpg

 

 

Estados Unidos

 

Efeito Osama evapora

 

O “efeito Osama Bin Laden”, que alavancou a aprovação de Barack Obama, passou rápido. A situação precária da economia dos EUA e o desemprego em 9,1% varreram a popularidade do presidente americano, turbinada pela morte do inimigo número 1 do país. Conforme pesquisa do Washington Post/ABC, apenas 47% da população aprova Obama hoje, contra 56% que era a favor do seu governo logo após a morte do líder da Al-Qaeda, há um mês. Por conta disso, o presidente já aparece em empate técnico com o rival republicano, Mitt Romney, em um possível cenário para a eleição de 2012.

 

125.jpg

 

 

Marketing esportivo

 

Marca no peito 

 

Estampados nas camisas e nos calções dos jogadores de futebol, os logotipos das marcas esportivas são vistos por milhões de espectadores e telespectadores ao redor do planeta. Na terça-feira 7, por exemplo, a Nike brilhou na despedida de Ronaldo da Seleção Brasileira e do futebol. A empresa carioca Global Sports Network (GSN) pesquisou mais de 1,6 mil clubes, em 122 países, e cerca de 209 seleções nacionais e concluiu que a campeã de aparições em todo o mundo é a Adidas. No Brasil, quem lidera é a Reebok, mas, no âmbito geral, ela figura em 12o. Confira as cinco primeiras marcas do ranking mundial: 

 

126.jpg

 

 

 

Bebidas

 

Miolo brilha no cardápio inglês

 

O brasileiro Miolo Wine Goup comemora o segundo ano na carta de vinhos do badalado restaurante britânico Fifteen, do chef-celebridade Jamie Oliver, ampliando sua oferta de bebidas no lugar. Oliver ficou conhecido por seus programas na tevê britânica e também por ser um dos chefs favoritos da Madonna. Seu “namoro” com a vinícola gaúcha, a única brasileira em seu cardápio, começou com o tinto Lote 43. Neste ano, foram encomendados mais três rótulos: Reserva Pinot Noir, Merlot Terroir e espumante Millésime. O Reino Unido responde por 45% dos pedidos do exterior da vinícola, daí a importância estratégica da parceria. 

 

127.jpg

 

 

Varejo

 

“As empresas brasileiras devem mu-dar e atender aos nichos de mercado”

 

Com o mundo dos negócios chacoalhado por constantes mudanças  no comportamento de consumo, as empresas precisam se adaptar urgentemente. Rick Kash, coautor do livro How Companies Win e fundador da consultoria americana The Cambridge, falou à DINHEIRO sobre o que é preciso fazer para enfrentar a concorrência:

 

128.jpg

 

Qual a estratégia para o varejo atingir bons e imediatos resultados? 

Nos últimos 20 anos, aumentava-se a receita por meio de ofertas de produtos ou via racionalização de despesas. Na nova era digital, o desafio é localizar e capturar a demanda que trará maior lucro. Ou seja, entender que nem todos podem ser clientes.

 

Como está o varejo no Brasil comparado com o restante do mundo?

O País ainda engatinha. Mas posso citar, como bom exemplo, a Ambev, que se internacionalizou e virou InBev. As empresas nacionais devem aproveitar o momento de mudanças para, além de terem relevância no País, se tornarem empresas globais. O Brasil nunca teve uma oportunidade como essa.

 

Cite um caso de sucesso no qual foi percebido um nicho de mercado?

O do site americano de compras coletivas Groupon. Após dois anos no mercado, recebeu uma oferta de compra de US$ 6 bilhões do Google. Eles entenderam o que os consumidores queriam naquele momento: uma maneira fácil e rápida de comprar produtos e serviços, que ainda não existia.

 

 

Números

 

R$ 2 bilhões é quanto os governos da União, dos Estados e dos municípios gastam juntos, por ano, com a contratação de consultorias 

 

US$ 150 bilhões é quanto criminosos virtuais faturaram com dados roubados de pessoas físicas e empresas em 2010 em todo o mundo

 

R$ 350 milhões é quanto vai custar a nova fábrica de transmissões da General Motors, em Joinville, no norte de Santa Catarina

 

R$ 40 milhões é quanto a Dilletto, marca paulista de picolés, pretende faturar em 2012 no Brasil. Um aumento de 470% em relação à receita de 2010

 

R$ 145,2 bilhões foi o faturamento dos cartões de crédito e serviços no País, no primeiro trimestre de 2011

 

15 bilhões será o número de equipamentos (de computadores a geladeiras) ligados na internet até 2015 no mundo

 

R$ 200 milhões é quanto vai custar o Museu do Amanhã, que será erguido na região portuária do Rio de Janeiro

 

 

Curtas

 

A Pantanal vai ampliar o número de passageiros em seus voos diários entre o Aeroporto o de Guarulhos e o de Ribeirão Preto (SP) a partir de 4 de agosto. Isso porque a companhia vai operar o trecho com o avião Airbus A319, que comporta 144 pessoas, no lugar do ATR-42, que comportava 45, usado até então.  

 

A hotelaria brasileira receberá cerca de R$ 7,3 bilhões em investimentos até 2014. De acordo com a BSH International, no período serão construídos 198 hotéis, com maior concentração nas regiões Sudeste (38%) e Nordeste (34%).

 

Os nomes Facebook e Twitter foram proibidos nas tevês francesas. Segundo o Conselho Superior de Audiovisual da França, a menção promove as empresas e deixa de lado outras que possuem dificuldade de ser reconhecidas.

 

 

com Suzana Borin