O fundador da Chilli Beans Caito Maia está de volta como convidado ao time de empresários do Shark Thank Brasil. A nona temporada do programa tem a estreia prevista para o segundo semestre de 2024, mas ainda não tem data definida.

Em entrevista ao site IstoÉ Dinheiro, Maia dá um spoiler de que participou da gravação de dois programas da temporada e entrou como sócio de quatro negócios. E o empresário aponta onde mais os empreendedores erram: na hora de avaliar o quanto o negócio vale.

“Em seis anos que eu fiquei como participante fixo tiveram inúmeras oportunidades que eu queria entrar em negócios, mas não entrei porque o valuation era muito alto. Muitas pessoas poderiam ter saído de lá com um investidor se tivessem sido mais conscientes na hora de avaliar o negócio”.

A bancada dos tubarões fixos na nona temporada contará com a presença de: José Carlos Semenzato, Monique Evelle, Sergio Zimerman e Carol Paiffer.

Smart money: quando o dinheiro não é o mais importante

Uma das expressões bastante usadas no meio do empreendedorismo e no programa é o smart money, que quer dizer que além do dinheiro o empreendedor também deseja as conexões e a experiência daquela pessoa como sócio. Maia explica que os empreendedores precisam entender esse conceito para conseguirem fazer bons negócios de maneira estratégica.

“Muita gente fala que está atrás de smart money, mas muitas vezes nem sabe o que é isso. No smart money você não pega dinheiro, você pega a experiência daquela pessoa, que vale mais do que o dinheiro. Nesta temporada dois caras entraram pedindo R$ 1 e saíram com quase R$ 1 milhão”, revelou.

Crise no varejo nacional?

A nona temporada do programa tem uma ausência muito sentida entre os tubarões: a saída de João Appolinário, dono da Polishop. A varejista entrou em recuperação judicial no mês de maio deste ano com dívidas que chegam a R$ 352,1 milhões. Além da Polishop, Subway, Starbucks e Casa do Pão de Queijo são outras redes que entraram na Justiça com um pedido de recuperação judicial.

Apesar de reforçar que a Chilli Beans planeja crescer 15% no ano, Maia vê a atual conjuntura econômica como “desafiadora” por conta dos juros altos no país e do poder de compra do consumidor.

“A taxa de juros alta está achatando a rentabilidade do varejo. Um outro ponto é que muitos empréstimos que foram tomados durante a pandemia estão sendo pagos agora. Diante deste momento o varejista precisa adaptar o seu produto e os seus preços ao bolso do consumidor”, afirmou.

Empreendedorismo pop

Famoso por usar o seu carisma pessoal para falar sobre empreendedorismo, Maia critica os discursos dos coachs, que não vivenciam o dia a dia e os desafios que um empresário precisa superar. Apesar disso, ele acredita que programas como o Shark Tank são positivos para a democratização.

“Eu fico com muito orgulho disso. A gente lota ginásio, lota estádio falando disso e eu acho muito positivo. O Shark Tank mostrou para as pessoas um caminho e, mais do que encorajar, deu um conteúdo técnico para elas. O programa foi muito importante nesse processo”, avaliou.