20/10/2010 - 21:00
O tão esperado anúncio deve acontecer neste fim de semana durante convenção do partido. Será que Marina Silva se manterá fiel a sua história política? O fato é que a decisão do PV e de Marina Silva pode ser determinante neste segundo turno das eleições. Mais do que verde, deverá ser uma decisão madura.
1 – Negócios
Na bagagem
De malas prontas para o Brasil, a montadora chinesa Chery construirá uma fábrica de R$ 400 milhões em Jacareí, em São Paulo. Trará na bagagem empresas fornecedoras de autopeças e matéria-prima que serão alocadas em sua planta. Duas já confirmaram a vinda
para o Brasil.
2 – Fórmula 1
Mudança
O piloto Bruno Senna, filho de Viviane Senna e sobrinho do grande campeão Ayrton Senna, deve mudar de equipe para a temporada 2011 de Fórmula 1. Bruno já tem dois contratos em mãos e o compromisso de uma nova e mais competitiva equipe para a próxima temporada.
3 – Saúde
Visita
O argentino Juan Carlos Villa Larroudet, fundador da Omint, desembarca no Brasil no fim do mês para celebrar os 30 anos da empresa. Por aqui, a Omint vai fechar 2010 com faturamento de R$ 550 milhões e 100 mil vidas em carteira.
4 – Autos
Carona
Bon Jovi fez show em São Paulo e circulou pela cidade alternando dois Volvos crossover XC60 e duas SUV. A Volvo Cars também ciceroniou outras celebridades que visitaram o Brasil recentemente, como Paris Hilton e a tenista Maria Sharapova. Bom marketing. E barato.
5 – Laundering
Campeão
O Brasil já corresponde a 30% da receita mundial da 5àSec, de 300 milhões de euros. De olho no potencial brasileiro, o grupo francês comprou a master franquia do País e pretende fazer com que o Brasil alcance 35% do faturamento mundial até 2014.
6 – Turismo
Teste
Acaba de retornar de Punta del Este o trio Rogério Fasano, José Auriemo Neto e Isay Weinfeld. Eles foram aprovar dois modelos de bangalôs construídos exclusivamente para testes e que farão parte do novo Hotel Fasano Las Piedras. Perfeccionistas, os três fizeram questão de se hospedar nos protótipos para sentir na pele o que os hóspedes poderão conferir em dezembro, quando o hotel será inaugurado.
7 – Luxo
Pet power
A luxuosa grife canadense de roupas e acessórios para pets Romy and Jacob conquistou uma clientela fiel desde que chegou ao Brasil, há seis meses. O empresário João Fraga, que trouxe a marca para o País, comemora com o bolso cheio. Fraga confidencia que apenas uma de suas muitas clientes gasta R$ 6 mil por mês só em mimos para seus animaizinhos de estimação.
8 – Golf
À vontade
Agora, os amantes do golfe que acertarem um “hole in one” poderão celebrar sossegados. A Chubb acaba de lançar um sofisticado e inusitado seguro que garante o pagamento de parte das despesas da comemoração, quando o jogador acertar o buraco com uma única tacada.
9 – Cosméticos
Inabalável
Os números da L’Oréal provam que, por aqui, a disputa entre Liliane Bettencourt e sua herdeira, Françoise, donas da marca, não afeta seus negócios. O grupo continua crescendo em vendas e market share no Brasil. No ano passado, ampliou seus negócios em 15% em relação a 2008. No primeiro semestre de 2010, as vendas aumentaram 24% em relação a 2009. Hoje, o faturamento da L’Oréal é de R$ 40 bilhões, sendo R$ 1 bilhão só no Brasil.
10 – Publicidade
Saiu
A coluna Líderes antecipou em agosto e finalmente o negócio foi fechado: a Publicis comprou a Talent, de Júlio Ribeiro, José Eustáchio e Antonio Lino. A negociação foi confirmada pelo grupo francês, que não divulgou o valor da compra. Fala-se em R$ 185 milhões, nesta primeira etapa.
11 – Fitness
Expansão
A academia Runner quer se expandir além dos limites de São Paulo. Em 2011, vai inaugurar duas unidades fora do Estado: Natal e Brasília. Na capital federal, o grupo arrisca. Na direção contrária de seus concorrentes, implantará uma unidade na cidade-satélite de Águas Claras. O espaço terá três mil metros quadrados e receberá investimentos de mais de R$ 4 milhões.
12 – Destino
Sofitel Santa Clara, Cartagena, Colômbia
Originalmente construído como convento no século XV, o Sofitel Santa Clara impera no coração de Cartagena de Índias, patrimônio histórico da humanidade e um dos três destinos preferidos dos turistas que visitam a Colômbia. O hotel Sofitel Santa Clara é uma joia arquitetônica com serviços exclusivos e sofisticados. Os amantes da boa cozinha podem desfrutar de ampla oferta gastronômica que inclui restaurantes temáticos com especialidades internacionais. O spa possui jacuzzi, hamann, fitness center e diversos tratamentos. Diárias a partir de R$ 800.
13 – Ranking
Consumo
São Paulo é o Estado com maior potencial de consumo no Brasil. Em 2010, os paulistas gastarão mais de R$ 641 bilhões, quase três vezes acima do que o segundo colocado, Rio de Janeiro, com R$ 255 bilhões, seguido de Minas Gerais, com R$ 224 bilhões. A surpresa ficou com o sexto lugar da Bahia, já que o Nordeste é a região com menor PIB per capita do País. São as classes C e D mostrando sua força.
14 – Objeto de desejo
Pedal Vip
Ideal para os aficionados por exercícios e os amantes de design, o Ciclotte foi inteiramente desenhado e produzido na Itália, com materiais de alta tecnologia, como carbono, aço e fibra de vidro. Admirado por sua silhueta inimitável, o Ciclotte remete aos clássicos monociclos do final do século XIX. Quem quiser turbinar a academia de casa com essa bicicleta ergométrica para lá de original terá que desembolsar R$ 30 mil.
15 – Entrevista
As operações brasileiras do Grupo LVMH têm se destacado internacionalmente. Por este motivo, o País sai na frente dos Estados Unidos e de alguns países da Europa no lançamento de uma fragrância da marca italiana Fendi. Renato Rabbat, diretor-geral da divisão de cosmetiques et parfums do grupo no Brasil, falou à coluna Líderes.
Líderes – Qual a importância do Brasil para a LVMH?
Renato Rabbat – O Brasil é reconhecido como um mercado lançador de tendências e que influencia o consumo dos demais países da América Latina, além de ser um país emergente e ter o segundo maior mercado de fragrâncias do mundo. Dessa forma, pela primeira vez, o Brasil será mercado “teste” e servirá como parâmetro de avaliação do desempenho do perfume Fan di Fendi. As melhores práticas serão discutidas no grupo e exportadas para outros países.
Líderes – Qual o retorno esperado?
RR – A marca Fendi espera ser a quinta fragrância mais vendida neste Natal nos pontos de venda em que será lançada. Para o lançamento, foi desenvolvido um plano de três anos com planejamento de mídia para o consumidor final e plano customizado para o trade. Para que no primeiro ano possamos acompanhar o desenvolvimento da marca, o produto será seletivamente vendido em apenas 139 pontos, quando no total temos 470 portas.
Líderes – Como a divisão fechou 2009? Como fechará 2010?
RR – De 2008 para 2009, crescemos 15% e pretendemos repetir a dose em 2010. Para 2011, prevemos novas marcas, grandes lançamentos e aperfeiçoamento do mercado de perfumes e cosméticos importados.
Aprovado
Nobel- O Prêmio Nobel de Medicina conquistado pelo pesquisador britânico Robert Edwards, de 85 anos, por suas pesquisas sobre a fecundação in vitro.
Reprovado
Vergonha - Levantamento da Polícia Rodoviária Federal indicou a existência de quase dois mil pontos de risco de exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias federais do País. Até quando conviveremos com esta vergonha?
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” Albert Einstein
Com Mariana Garbin e Daniela Filomeno Pereira