08/05/2018 - 20:00
O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (8) a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã, negociado em 2015 por Washington junto com Grã-Bretanha, China, França, Alemanha e Rússia.
Veja a seguir as principais declarações de Trump durante seu discurso na Casa Branca:
– Acordo ‘desastroso’ –
“O acordo com o Irã é defeituoso em sua essência. Se não fizermos nada, sabemos exatamente o que vai acontecer. Em muito pouco tempo, o principal Estado patrocinador do terrorismo estará prestes a adquirir as armas mais perigosas do mundo”.
“Portanto, estou anunciando que hoje os Estados Unidos se retiram do acordo nuclear com o Irã”.
– Não trouxe paz –
“O fato é que este foi um acordo horrível e unilateral que nunca deveria ter sido feito. Não trouxe calma, não trouxe paz e nunca trará”.
– ‘Mentira’ –
“No coração do acordo com o Irã havia uma ficção gigante de que um regime assassino desejava somente um programa pacífico de energia nuclear. Hoje temos provas definitivas de que esta promessa iraniana foi uma mentira”.
– Exportação do terror –
“O regime iraniano é o principal patrocinador estatal do terror: exporta mísseis perigosos, alimenta conflitos em todo o Oriente Médio e apoia terroristas e milícias como Hezbollah, Hamas, os talibãs e a Al-Qaeda”.
– Sanções –
“Daqui a pouco assinarei um memorando presidencial para começar a restabelecer as sanções nucleares dos Estados Unidos contra o regime iraniano. Estabeleceremos o nível mais alto de sanções econômicas. Qualquer nação que ajude o Irã em sua busca por armas nucleares também poderá ser fortemente sancionada pelos Estados Unidos”.
Assessores de alto escalão de Trump especificaram posteriormente que as empresas teriam de 90 a 180 dias para “liquidar” os negócios no Irã, ou enfrentariam medidas punitivas.
– ‘Solução real, integral e duradoura’ –
“À medida que sairmos do acordo com o Irã, trabalharemos com os nossos aliados para encontrar uma solução real, integral e duradoura à ameaça nuclear iraniana. Isso incluirá esforços para eliminar a ameaça do programa de mísseis balísticos do Irã, deter suas atividades terroristas em todo o mundo e bloquear a sua ameaçadora atividade em todo o Oriente Médio”.
– Chantagem –
“Os Estados Unidos não serão reféns da chantagem nuclear. Não permitiremos que as cidades americanas se vejam ameaçadas pela destruição. E não permitiremos que um regime que canta ‘Morte aos Estados Unidos’ tenha acesso às armas mais mortais da Terra”.
– O futuro do Irã –
“Passaram-se quase 40 anos desde que esta ditadura tomou o poder e tomou como refém uma orgulhosa nação. Mas o futuro do Irã pertence ao seu povo. São os herdeiros legítimos de uma cultura rica e uma terra antiga. E merecem uma nação que faça justiça aos seus sonhos, honre a sua história e glória a Deus”.
– Prontos para negociar –
“Vão querer fazer um acordo novo e duradouro, que beneficie todo o Irã e o povo iraniano. Quando fizerem, estarei pronto e disponível”.