A 99Food anunciou nesta terça-feira (14) que já é possível realizar pedidos de comida na cidade do Rio de Janeiro e em algumas cidades da região metropolitana. É a terceira região do país na qual a empresa oferece delivery de restaurantes, após ser lançada na região metropolitana de Goiânia em junho e de São Paulo em agosto.

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Os pedidos de comida são realizados pelo aplicativo da 99 que já funcionava para solicitar transporte de carro ou moto. A empresa avança assim em tentar oferecer um “super app”, conceito que descreve um aplicativo que integra múltiplos serviços (como transporte, entregas e pagamentos) em uma única plataforma.

Para o lançamento no Rio, a 99Food está oferecendo R$ 99 em cupons para todos os clientes. Como forma de atrair entregadores para o negócio, eles receberão R$ 250 por dia ao completar 20 entregas, sendo pelo menos cinco de comida. Durante o primeiro mês na cidade, haverá ainda um bônus de R$ 7 por entrega feita. No Rio de Janeiro, já funcionam os serviços da empresa de entregas gerais e de transporte de passageiros com motocicleta.

Após anunciar em abril que retornaria ao país este ano com investimento de US$ 1 bilhão, a 99Food dobrou este valor em setembro: serão US$ 2 bilhões até junho de 2026.

Como foi a chegada do delivery da 99 no Brasil

A 99Food já operou no Brasil anteriormente, porém encerrou sua operação no país em 2023. Desde então, o app 99 operava apenas transporte de passageiros e objetos.

O fim da operação de delivery de restaurantes ocorreu em meio a uma investigação do Cade sobre contratos de exclusividade fechados pelo iFood e acusados de impedir a concorrência no setor. No mesmo ano de saída da 99, o iFood foi proibido de fechar novos contratos do tipo com redes de mais de 30 restaurantes.

O retorno da 99 coincide com o fim de contratos vigentes assinados pela líder. Após um lançamento discreto em Goiânia, onde a empresa promoveu uma espécie de piloto, a 99Food iniciou uma estratégia agressiva de preços em São Paulo, com diversos cupons de desconto em altos valores para todos os usuários. Também investiu em mídia, inclusive com uma campanha publicitária estrelada por Ivete Sangalo e Pedro Sampaio.

Entre as peças publicitárias realizadas, uma série de projeções em prédios de São Paulo trazia um “taxômetro” com a quantia em taxas gasta por consumidores e restaurantes em um dia na cidade: R$ 62,7 milhões. A 99Food ofereceu isenção de taxas para os estabelecimentos na sua plataforma por dois anos. Também oferece taxa de entrega grátis para os clientes na maior parte dos restaurantes disponíveis.

Apesar do discurso fortemente contra monopólios, a 99Food é alvo de um processo movido pela Keeta com acusações justamente de práticas anticoncorrenciais. O Rappi pediu para ingressar na ação, que será avaliada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).