A polícia civil abriu um inquérito para investigar uma suspeita de espionagem corporativa, para obtenção de dados sigilosos contra a chinesa Keeta. A investigação teve início depois de restaurantes parceiros da Keeta e a própria empresa terem registrado boletins de ocorrência relatando a suspeita de espionagem.

O inquérito número 2383664-53.2025.040213 foi aberto na tarde de quinta-feira, 6, pela 3ª Delegacia de Polícia de Santos e inclui casos de ao menos oito restaurantes da cidade que foram abordados por grupos de 8 a 10 pessoas vindas de empresas concorrentes, que se passaram por funcionários da Keeta.

+Leia em IstoÉ Dinheiro – Pix 2.0: Expectativa no setor de crédito

+Deputado do PT toca samba na CPMI do INSS para ironizar bolsonaristas

Nos BOs, os restaurantes relatam que um grupo de indivíduos formado por chineses e uma brasileira, ainda não identificados, se apresentaram falsamente como representantes da Keeta aos estabelecimentos. Durante a abordagem conseguia obter dados sensíveis, como pedidos aceitos e despachados, informações financeiras, processos de integração e treinamento de restaurantes, cardápios, preferências de consumidores e sobre o funcionamento da plataforma.

Em um dos casos, os donos de uma doceria informaram no boletim de ocorrência que o grupo chegou a ter acesso a cupons de venda, informações contratuais, taxas praticadas e outros dados confidenciais. O acesso ao computador onde o aplicativo da Keeta estava instalado foi solicitado e indícios de acesso remoto ao sistema foram identificados.

Espionagem online

O vídeo do circuito interno registrou a cena. Durante pouco mais de quatro minutos, as imagens mostram um grupo de oito pessoas conversando com uma senhora que dá explicações e informações sobre o funcionamento da plataforma.

Durante a conversa, as pessoas fazem anotações, tiram fotos e gravam vídeos. Em determinado momento, o grupo vai para a parte de trás do balcão e acessa o computador do estabelecimento. Enquanto uma das pessoas assume o controle do computador, outra grava com o celular todas as informações acessadas.