A demanda por crédito do consumidor avançou 1,3% entre os meses de agosto e setembro, em dados dessazonalizados, somando o quinto avanço mensal consecutivo. Os dados são do indicador da Boa Vista e foram adiantados ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. A demanda avançou 2,1% no terceiro trimestre, em relação ao segundo, em números com ajuste.

Na série de dados original, houve avanço de 1,4% em relação a setembro de 2022, contra aumento de 7,6% em agosto na mesma base de comparação. A variação acumulada em 12 meses acelerou de 2,9% em agosto para 3,2% para setembro. O crescimento acumulado no ano, em contrapartida, desacelerou de 4,7% para 4,4%.

Segmentos

O segmento Financeiro cresceu 1,1%, com ajuste, entre agosto e setembro, e o Não Financeiro, 1,5%. Os segmentos avançaram ambos 2,1% no terceiro trimestre, em comparação ao segundo, também em dados dessazonalizados.

Em relação a setembro de 2022, o segmento Financeiro subiu 2,1% e o Não Financeiro, 0,9%. No ano, porém, o segmento Financeiro acumula alta de 11,2%, contra queda de 0,3% do Não Financeiro. Em 12 meses, os segmentos acumulam alta de 11% e queda de 2,2%, respectivamente.