09/06/2021 - 11:00
Com a pandemia mantendo boa parte das pessoas em casa, o mercado de reformas e reparos domésticos sofreu um boom no ano passado. A demanda por ferramentas e utensílios domésticos segue em alta, mesmo um ano após o início da quarentena em todo o País e alguns dados apontam esse aquecimento do setor.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF), representante das mais de 2.600 marcas de franquias do País, indicou na Pesquisa de Desempenho do setor de Franquias no primeiro trimestre deste ano que o segmento de Casa e Construção avançou 36,5% no primeiro trimestre deste ano, beneficiado por fatores como a maior demanda por reparos, manutenções e reformas, com a permanência das famílias em casa e o aumento do trabalho em home office e aulas a distância.
+ Mercado imobiliário tem vendas em alta e lançamentos moderados no 1º tri
Depois da retomada no meio de abril, o varejo de materiais de construção busca resultados tão expressivos quanto os obtidos no segundo semestre de 2020. O diretor geral da C&C, Marcelo Roffe, acredita que o aumento da demanda, em junho, contará com outro dispositivo de atração viabilizado pela marca: ações promocionais agressivas.
“É um movimento alinhado entre varejo e indústria, beneficiando o cliente final que ainda está propenso a trabalhar com pequenas reformas”, indicou por nota o diretor geral da C&C. A companhia registrou um crescimento de 60% nas vendas em maio e já projeta um mês de junho ainda mais forte.
“Para apoiarmos os clientes que sentem a necessidade de promover melhorias em seus imóveis, sejam elas de pequeno ou médio portes, estamos nos associando às principais marcas do país para disponibilizarmos ofertas especiais aos nossos consumidores”, explicou o executivo.
A Tramontina, uma das referências no setor, viu a linha de peças para pequenos reparos crescer mais de 48% na comparação com 2019. Para atender a demanda crescente de pessoas que se dedicam a pequenos trabalhos manuais, a Tramontina lançou a linha “Faça Você Mesmo”. São 5 kits de ferramentas criados especialmente para quem gosta de “colocar a mão na massa”, segundo apontou, e a ideia é apostar no conceito “do it yourself”, em que o próprio morador é o responsável pelos reparos necessários em casa.
“Utilizar o tempo livre para cumprir tarefas manuais, seja como forma de terapia, ou até mesmo de diversão em família, é o conceito da linha Faça Você Mesmo e fez parte da nossa rotina no último ano”, disse por nota Felisberto Moraes, Diretor da Tramontina.