Foi um signo. Repleto de significados. O segundo em dias. Depois da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, que reuniu mais de 1,1 milhão de signatários, foi a vez de a posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter efeito simbólico para o curso das eleições presidenciais deste ano. Na terça-feira (16), ele reuniu em Brasília mais de 2 mil personagens da elite do Estado brasileiro. Estavam lá Jair Bolsonaro e os ex-presidentes Temer, Dilma, Lula e Sarney (sim, essa é a nossa elite de presidentes pós-redemocratização). Estavam lá ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), mais de 20 governadores, além dos presidentes da Câmara e do Senado, parlamentares e embaixadores de 40 países. Em meio a seu discurso, Moraes disse que somos uma das quatro maiores democracias do mundo, “mas a única que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência”. Foi aplaudido de pé — menos por poucos, como Bolsonaro & Filho. Se a cerimônia e o discurso vão ter peso para evitar que as eleições de 2022 sejam golpeadas, somente o Sete de Setembro e o Dois de Outubro dirão. Até lá, o signo que a internet mais absorveu da festa de Moraes é que havia um presidente constrangido enquanto o ar da democracia parecia contagiar todos os convidados que estavam de fora da lista VIP do Messias, como mostra a postagem ao lado.

FISCO PERDE
Medida da Receita favorece pastores evangélicos

Divulgação

Você sabe, né? Aquela piada de que só otário paga imposto no Brasil perdeu a graça. Mas continua bem atual. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo de quarta-feira (17), o secretário especial da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes, que seria próximo do senador Flavio Bolsonaro (para total surpresa de absolutamente ninguém), assinou ato que acaba com uma disputa sobre a grana embolsada por pastores evangélicos junto a seus rebanhos contra a Receita. Na prática, a medida amplia a isenção de contribuições da pastorada, grupo fervorosamente bolsonarista.

ELEIÇÕES 2022
O grupo de WhatsApp em que ninguém deveria estar

Divulgação

Sabe aquela máxima do coach de baixa qualidade que diz que tudo parece impossível até alguém fazer? Pois bem, uma trupe de empresários resolveu defender golpes, ações antidemocráticas e críticas ao Judiciário. E o palco desse suco antidemocrático foi um grupo do WhatsApp intitulado Empresários & Política. Por lá as mensagens iam desde especulações sobre dar bônus a funcionários que votassem no Bolsonaro até a conclusão de que “é melhor a ruptura democrática que a volta do PT”. Nesse mar de insanidade, nomes conhecidos, como Afrânio Barreira (Coco Bambu); José Isaac Peres (Multiplan) e Luciano Hang (Havan). Há ainda nesse balaio José Koury (Barra World Shopping); Ivan Wrobel (W3 Engenharia) e Marco Aurélio (Mormaii). As conversas, trazidas à luz pelo portal Metrópoles na quarta-feira (17), são a prova de que Bolsonaro até pode sair do poder, mas o bolsonarismo segue firme, operante e com representantes da elite. (Paula Cristina).

UM BRASIL RACHADO ATÉ FORA DO BRASIL: PELO LADO DIREITO DA FORÇA, EMERSON FITTIPALDI. PELO LADO ESQUERDO, ANDREA MATARAZZO. OS DOIS VÃO DISPUTAR EM SETEMBRO UMA VAGA AO SENADO ITALIANO DEDICADA A DESCENDENTES DO PAÍS RESIDENTES NO EXTERIOR

INFLAÇÃO
Alimento pesa mais sobre quem ganha menos

Kevin David

Segundo a Carta de Conjuntura do Ipea, a inflação medida pelo IPCA pesou mais sobre as faixas mais altas de renda, ao contrário do que vinha ocorrendo. Com o IPCA indicando deflação em julho, a inflação acumulada em 12 meses chegou a 10,07%. Mas ainda pesa mais sobre quem ganha pouco. Nas seis faixas de renda, a variação média de preços foi de 9,7% a 10,5% — Renda Muito Baixa (10,4%), Renda Baixa (10,1%), Renda Média Baixa (10,0%), Renda Média (10,0%), Renda Média Alta (9,7%) e Renda Alta (10,5%). Na linha Alimentos & Bebidas, porém, o peso da inflação é maior para quem ganha menos — Renda Muito Baixa (o segmento Alimentos & Bebidas equivale a 4,28 pontos porcentuais dos 10,07% da inflação oficial), Renda Baixa (3,83 pontos), Renda Média Baixa (3,39 pontos), Renda Média (2,81 pontos), Renda Média Alta (2,39 pontos) e Renda Alta (1,79 ponto).

Divulgação

“Ou a esquerda senta no chão da fábrica para conversar com os operários, ou já era [a vitória de lula]. e chão de fábrica hoje são as redes sociais” André Janones Deputado federal (Avante).