15/01/2021 - 22:06
Cientistas conduziram um estudo que mostra que depressão, estresse e solidão podem reduzir os efeitos de várias vacinas, incluindo a vacina Covid-19, ao enfraquecer a imunidade do corpo.
Os pesquisadores disseram que a as vacinas aprovadas para entrega no Reino Unido são extremamente eficazes na geração de fortes respostas imunológicas. Nem todos obterão benefícios completos imediatamente. Ele disse que fatos ambientais, genética pessoal e problemas físicos e mentais podem enfraquecer a imunidade do corpo, o que pode retardar o efeito da vacina.
+ Brasil terá imunidade coletiva ao vacinar 99%
+ Infecção passada por Covid-19 pode fornecer ‘meses de imunidade’
“A epidemia da Covid-19, causou problemas físicos e mentais, ocasionando estresse, depressão e outros problemas relacionados”, disse a pesquisadora Annelize Madison, da Universidade de Ohio ao Dailly Mail. “Os problemas que causam esse estresse emocional podem afetar a imunidade de uma pessoa”.
O relatório destaca a eficácia da vacina e como as condições de saúde e estressores emocionais podem prejudicar a capacidade do corpo de desenvolver uma resposta imunológica. A vacina faz seu trabalho desafiando o sistema imunológico, portanto, a eficácia da vacina depende muito da imunidade.