20/04/2011 - 21:00
As empresas de varejo, por exemplo, apostam em “fidelizar” equipes no primeiro emprego. Para isso, o clima interno é o termômetro e a formação técnica requer estímulos. A rede C&C, de materiais de acabamento e construção, promoveu 300 jovens. Investiu em educação, com mobilidade no horário de trabalho e de acordo com o turno da universidade. Funcionou. A dispersão foi menor. Em tempos de bonança, a criatividade também funciona.
1 – Investimento
Garrafa sustentável
A Tetra Park anuncia na Europa um projeto revolucionário e que chegará ao Brasil no futuro. Trata-se de uma garrafa feita de papel cartonado, com as mesmas qualidades da embalagem Tetra Pak e a durabilidade na preservação do conteúdo. A garrafa será 100% reciclávele seguirá o mesmo padrão das demais embalagens produzidas pela companhia. A inovação custou milhões de dólares de pesquisa à companhia.
2 – Homenagem
Convite
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aceitou o convite. Apresentará Fabio Barbosa na premiação do Homem do Ano, em Nova York, no Hotel Waldorf Astoria, no próximo dia 19 de maio. FHC é mes-mo um gentleman.
3 – Nova fábrica em Goiás
Confirmado
A Suzuki, definitivamente, implantará uma fábrica em Itumbiara, na divisa do Estado de Goiás com Minas Gerais. Eduardo Souza Ramos, presidente do conselho de administração da Mitsubishi no Brasil, decidiu e comunicou ao governo goiano. Até agora a informação estava sendo tratada com absoluto sigilo.
4 – Compra
Espuma de leite
A multinacional francesa Danone está negociando a aquisição da brasileira Itambé. O acordo, por uma quantia não revelada, estabelece a compra gradual da Itambé pela Danone, engrossando assim o poder de fogo dos franceses na linha de produtos lácteos. As duas empresas negam o negócio.
5 – Expansão
Sob medida
O presidente da tradicional marca francesa Dormeuil, Dominique Dormeuil, veio ao Brasil e anunciou que abrirá duas lojas, este ano, em São Paulo. Será uma ação conjunta com a Alfaiataria Camargo, do estilista João Carlos Camargo e da família Kogachi, ex-dona do supermercado atacadista Assai, vendido ao Grupo Pão de Açúcar.
6 – Negócios
Convenções
O Grupo Advento investirá R$ 65 milhões na expansão do centro de convenções Transamérica Expo Center, em São Paulo. A área ganhará mais 25 mil metros quadrados, dois estacionamentos no subsolo e espaços de eventos. A obra será realizada pela Construtora Serpal e concluída até o primeiro trimestre de 2012.
7 – Luxury toy
Para poucos
Chega ao Brasil o iate Numarine 78 HT, o primeiro da América Latina. Quem está trazendo é a Four Private – Motorinvest, liderada porRicardo Straus Jardim. A empresa, pioneira no programa de compartilhamento no País, disponibilizará quatro cotas, garantindo a um quarteto privilegiado o uso do brinquedinho de luxo. O valor de cada cota: R$ 2,95 milhões.
8 – Imóveis
Full
A avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, está quase toda ocupada. Num dos últimos e valiosos terrenos nascerá um complexo ultramoderno de luxo, com duas torres empresariais e outra residencial, além de 1.280 m2 verdes. O projeto, de R$ 200 milhões, tem lançamento previsto para maio. E a entrega, em 2014.
9 – Indústria
Novos planos
Em 2011, o Grupo Tigre, de Joinville (SC), investirá R$ 250 milhões em novas plantas. A meta é ampliar a atuação internacional e dobrar o tamanho da empresa em três anos. A Tigre tem 1,5 mil funcionários em 12 fábricas presentes na Argentina, Bolívia, Colômbia, no Chile, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e nos Estados Unidos.
10 – Boa saúde
Interior SP
A Rede de Hospitais D’Or, do Rio de Janeiro, está negociando a compra do Hospital e Maternidade Ribeirânia e do Hospital São Lucas, do médico Pedro Palocci, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. As partes negam a informação. Mas a conversa existe.
11 – Destino
The Ritz Carlton Hong Kong, China
Recém-inaugurado, o hotel The Ritz Carlton Hong Kong é o edifício mais alto da China, com 490 metros de altura. Do 102º ao 118º andar, a vista abrange a Baía de Vitória, a Ilha de Hong Kong e os novos territórios. Os 312 quartos têm decoração moderna e amplas janelas panorâmicas. No 102º andar estão os restaurantes Tosca, de culinária italiana, e o Tin Lung Heen, de gastronomia chinesa. A balada é no bar Ozone, no último andar do megaedifício. Após a badalação e algumas cervejas, descer os 118 andares pode ser uma emoção ou um suplício. Depende da dosagem. Diárias a partir de US$ 775. www.ritzcarlton.com
12 – Turismo
Sem vagas
Há oito anos não se constrói um grande hotel em São Paulo. Faltam vagas nos 41 mil quartos dos 402 hotéis da maior cidade da América do Sul. No último final de semana, o show do U2 se incumbiu de ocupar os poucos apartamentos que ainda estavam livres.
13 – Objeto de desejo
Lançamento relógio verde
O Omega Solar Impulse é o mais moderno relógio da tradicional marca suíça. Possui titânio na caixa e na pulseira. O mostrador é de fibra de carbono, leve e resistente. No painel foi usada a mesma leitura dos instrumentos de um avião, com formatos e cores diferentes que permitem uma visão rápida da hora. No mecanismo, a função extra GMT é útil para quem viaja bastante, passando por muitos fusos horários num curto espaço de tempo. Preço: R$ 24.400
14 – Entrevista
Michel Sarkis, presidente da Contax
Michel Sarkis preside a Contax, uma das grandes empregadoras do Brasil, com 86 mil pessoas. Confira na entrevista as razões do sucesso da empresa, que é líder no mercado de contact center brasileiro.
O que diferencia a Contax do mercado?
Somos fortes também no ambiente de TI, com a Todo, e na área de trade marketing. O processo de entrega e execução é integrado. Além da operação, o cliente é radiografado. Sugerimos estratégias para a sua interação com o consumidor. Assim, entendemos o negócio do cliente de forma mais ampla e damos o suporte necessário.
Qual foi o faturamento do grupo em 2010 e quantos colaboradores serão somados neste ano?
Em 2010, a Contax faturou R$ 2,4 bilhões. Empre-gamos cerca de 86 mil pessoas. Com a fusão da Dedic GPTI e a chegada da Allus, serão mais de 120 mil colaboradores, em toda a América Latina.
A Contax começou a sua internacionalização?
Sim. É certa a meta de crescer em países de língua espanhola e ampliar os serviços ao cliente. Com a conquista da Allus, a maior empresa de contact center da América Latina, teremos uma grande troca entre o Brasil e países como Argentina, Colômbia e Peru. A participação global fortalece as bases locais e resulta em mais autonomia de gestão.
A companhia expandirá em alguma região brasileira neste semestre?
Vamos inaugurar no bairro de Santo Amaro, no Recife (PE), no mês de junho, o maior centro de operações de contact center do Brasil. O site terá a capacidade de empregar 12 mil pessoas. A parceria será com o governo do Estado de Pernambuco.
“Não é o mais forte que sobrevive nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” Charles Darwin
Com Cris Ferreira e Daniela Filomeno Pereira