05/08/2015 - 20:22
O “flaperon” encontrado em uma praia da ilha francesa da Reunião pertence ao Boeing 777 do voo MH370 da Malaysia Airlines, que desapareceu quando sobrevoava o Oceano Índico no dia 8 de março de 2014, informou nesta quarta-feira o primeiro-ministro malaio.
Principais elementos da investigação sobre o desaparecimento do voo:
–2014–
– 8 de março: Um Boeing 777 da Malaysia Airlines decola de Kuala Lumpur à 00H41 local (13H41 Brasília) com 227 passageiros – incluindo 153 chineses – e 12 membros da tripulação em direção a Pequim.
Uma hora após a decolagem, o voo MH370 muda bruscamente de direção e perde contato com os controladores aéreos.
O Vietnã informa que o avião se desintegrou em seu espaço aéreo e inicia buscas após detectar manchas de combustível no mar.
– 15 de março: A Malásia informa que as comunicações do avião foram desativadas e que a mudança de rota seria uma “ação deliberada” no aparelho, que permaneceu voando por mais quase sete horas. O perímetro da busca é ampliado e 26 países se somam às operações.
– 24 de março: O primeiro-ministro malaio anuncia que o voo MH370 terminou seu percurso no sul do Oceano Índico.
– 26 de março: Imagens de satélites revelam a presença de 122 objetos à deriva.
– 30 de março: A Austrália se encarrega de coordenar as operações de busca no mar com o apoio de China, Malásia, Japão, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Estados Unidos.
Os 300 voos de busca, que cobriram uma superfície marítima de 4,5 milhões de quilômetros quadrados, não dão resultado. Posteriormente, uma busca submarina também não descobre qualquer vestígio do avião.
–2015–
– 29 de janeiro: A Malásia declara oficialmente que o desaparecimento do voo MH370 foi um “acidente” e que as pessoas a bordo estão “presumivelmente mortas”, provocando cólera entre os familiares dos desaparecidos.
– 8 de março: A investigação sobre o desaparecimento do avião não apresenta elementos que possam incriminar os membros da tripulação e não revela qualquer problema mecânico.
A explicação mais crível para o incidente apontada pelos especialistas é uma queda brusca do nível de oxigênio no interior do aparelho, que teria deixado todos inconscientes. A partir de então, o aparelho teria voado no piloto automático até cair no mar por falta de combustível.
– 29 de julho: Um “flaperon” de dois metros de comprimento é encontrado na costa da ilha francesa da Reunião, no Oceano Índico. Em 31 de julho, os responsáveis australianos se manifestam “cada vez mais convencidos” de que o fragmento encontrado pertence ao Boeing 777 desaparecido.
– 1º de agosto: O fragmento chega à França e é levado ao laboratório militar de Balma, na região de Toulouse.
– 2 de agosto: O ministério dos Transportes malaio afirma que o “flaperon” encontrado foi “oficialmente identificado” como sendo de um Boeing 777.
– 5 de agosto: Especialistas e investigadores concluem em Toulouse que o fragmento é do Boeing 777 da Malaysia Airlines que realizava o voo MH370, segundo o primeiro-ministro malaio.